Saúde

COVID - 19

Hospital de Campanha do município segue com atendimentos em Imperatriz

Primeiro do Maranhão, unidade é uma das mais completas da região, equipada com respiradores, aparelhos de gasometria e raio X portátil

Publicado em: 01/03/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Hospital de Campanha do município segue com atendimentos em Imperatriz

Hospital de Campanha em Imperatriz é equipado com 49 leitos de enfermagem e 10 de UTI. (Foto: Edmara Silva)

Válvula de escape para famílias de Imperatriz e região, o Hospital Municipal de Campanha inaugurado pela Prefeitura, em abril de 2020, segue salvando vidas em 2021. Equipado com 49 leitos de enfermagem e 10 de UTI, o pronto socorro recebe diariamente dezenas de pessoas acometidas pela Covid-19. 

Em dez meses de funcionamento já atendeu mais de 700 pacientes. “Apesar de sermos um Hospital de Campanha, com prerrogativa de funcionar provisoriamente, assim como fizeram outros municípios fechando os seus, aqui continuamos abertos. Nossa preocupação é dar suporte a população enquanto a pandemia permanecer, por isso não fechamos nem diminuímos leitos destinados à Covid”, explica a secretária de Saúde, Mariana Jales.

Além dos atendimentos clínicos, outro diferencial do Hospital de Campanha são as rodas de conversa utilizadas para minimizar angústias. 

“É um meio de comunicação entre equipe e familiares dos pacientes internados, que sempre chegam com muitas dúvidas e anseios. Desde a implantação da unidade, fazemos esse direcionamento, que são orientações de melhorias de cuidado e medidas de prevenção, dentre as dúvidas recorrentes relacionadas ao pós-alta, onde reforçamos o isolamento, uso de máscara e higienização”, lembra o diretor do hospital, Robson Mariano.

A unidade oferta ainda serviços de especialidades médicas para atendimento dos pacientes dialíticos (que fazem hemodiálise), exames laboratoriais, alimentação com acompanhamento de nutricionistas, enxoval hospitalar, medicamentos e todos os insumos necessários para tratamento adequado dos pacientes.

Sobre a estrutura dos leitos, vale ressaltar que são um dos mais completos, equipados com respiradores, aparelhos de gasometria e raio X portátil;  além de contar com rede de oxigênio para os leitos de UTI e fornecimento de balões de oxigênio para os leitos de enfermaria.

Saúde