Saúde

COVID - 19

Ibope realiza pesquisa sobre coronavírus em Imperatriz

Segunda fase da pesquisa conta com a apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus. Cerca de 250 famílias serão testadas na cidade

Publicado em: 03/06/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Ibope realiza pesquisa sobre coronavírus em Imperatriz

Os profissionais da saúde são treinados para aplicar os testes (Foto: Patrícia Araújo)

Cerca de 250 famílias devem ser testadas pela pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, que inicia a partir desta quinta-feira, 04, e vai até o dia 07 de junho. A pesquisa é financiada pelo Ministério da Saúde, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel, e realizado Instituto Brasileiro de Estatística e Opinião Pública, Ibope.

Secretaria Municipal de Saúde, Semus, já alinhou com a coordenação da pesquisa em Imperatriz, a operacionalização dos estudos na cidade. O município está entre os cinco do Maranhão que fazem parte da análise.

O intuito da pesquisa é contribuir na elaboração de estratégias de saúde para combater a pandemia da Covid – 19 no país, então a participação de todos é extremamente necessária”, aponta o enfermeiro coordenador da equipe em Imperatriz, Leonardo Marinho.

Os profissionais da saúde são treinados para aplicar os testes, usam equipamentos de proteção e receberam orientações sobre segurança e cuidados com a saúde. A pessoa que irá participar do estudo será sorteada, deve assinar um termo de consentimento, e então é aplicado o teste rápido. Posteriormente, deve responder a um questionário.

O teste é realizado com uma gota de sangue na ponta do dedo, e o resultado sai na hora. O teste rápido também serve para detectar anticorpos, que são as defesas que o organismo produz contra o vírus, de sete a dez dias, caso tenha sido contaminado. O resultado pode ser positivo, quando a pessoa teve contato com o vírus e está imune; negativo, indica que não houve contato com o vírus; e inconclusivo, quando o resultado não tem resposta.

Saúde