Saúde

PREVENÇÃO

Imperatriz recebe 'Carreta da Saúde' com informações sobre hanseníase

São realizados testes de sensibilidade e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s)

Publicado em: 06/11/2017 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Imperatriz recebe 'Carreta da Saúde' com informações sobre hanseníase

A carreta permanece em Imperatriz durante toda esta terça-feira (7), e em seguida continua sua viagem pelo Brasil. (Foto: João Rodrigues)

A ‘Carreta da Saúde’, projeto do Ministério da Saúde em parceria com uma empresa multinacional da área farmacêutica, está em Imperatriz. A unidade móvel percorre todo o país com ações de combate e prevenção à hanseníase.

Adaptada com estrutura para atendimento de pacientes, a carreta está estacionada na Praça de Fátima, Centro, com atendimento na hora. “A prioridade da carreta é atender pacientes de hanseníase, mas aqui estamos fazendo testes rápido de DST’s, como a sífilis”, disse o coordenador do Programa Municipal de Combate a Hanseníase, Francisco Cutrim.

Após o atendimento, em caso do paciente apresentar resultado positivo para a doença, será encaminhado para o acompanhamento médico para conclusão do diagnóstico. “Ele será encaminhado para a referência municipal para o médico fechar o diagnóstico porque aqui é constrangedor (...), então para a pessoa não saber que vai fazer o tratamento de hanseníase e não causar transtornos a gente já leva para a referência”, explicou Cutrim.

A carreta é nacional, mas os profissionais de saúde que atendem na unidade são do programa municipal de combate à hanseníase. São disponibilizados na carreta testes de sensibilidade e ação educativa com a distribuição de material informativo, além de testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

“A Novartis cede a carreta e o Município entra com os profissionais para fazer os atendimentos, que têm a parceria de acadêmicos”, encerrou Francisco Cutrim. A carreta permanece em Imperatriz durante toda esta terça-feira (7), e em seguida continua sua viagem pelo Brasil.

Saúde