Saúde

População carcerária

Inaugurada Unidade de Saúde Prisional

A de Imperatriz é a primeira com participação de uma prefeitura

Publicado em: 01/09/2017 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Inaugurada Unidade de Saúde Prisional

Parceria inédita da Prefeitura para manter e expandir os atendimentos às famílias e aos apenados (Foto: Dávila Henrique)

Inaugurada, na manhã de quinta, 31, a Unidade Básica de Saúde Prisional de Imperatriz, com a primeira equipe de Estratégia e Saúde da Família Prisional do Brasil. Uma estrutura que oferecerá aos detentos e seus familiares consultas, exames laboratoriais, raio X, atendimentos odontológicos e assistências  psiquiátrica e psicológica.

Montada dentro do presídio Itamar Guará, as instalações são fruto da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado e beneficiará também à Unidade Prisional de Imperatriz (UPRI), o Presídio de Davinópolis, a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC) e a  Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).

“Um dos principais ganhos é a ampliação dos serviços aos usuários da saúde pública e a garantia do atendimento aos apenados que também têm direito a uma saúde de qualidade" - ressaltou o prefeito Assis Ramos. Segundo ele, a assistência dentro da penitenciária beneficia toda a população, uma vez que não haverá mais necessidade de deslocar os presos para tratamento em outras unidades, otimizando também a logística de segurança pública.

A estrutura da unidade conta com três enfermarias, consultórios médicos, consultório dentário, aparelho de raio-X e laboratório. “A iniciativa demonstra a política de transformação da realidade carcerária que vem sendo implantada no Estado. E aqui tem um diferencial, a parceria inédita da Prefeitura para manter e expandir os atendimentos às famílias. Agrademos ao prefeito” – afirmou a secretária adjunta de Administração Penitenciária, Odaiza Gadelha.

Para o secretário de Saúde, Alair Firmiano, a UBSP é um avanço. “Esse projeto é de extrema importância para a região, porque proporciona novas perspectivas para a população carcerária e também para seus familiares” – pontuou. Ele acrescentou ainda que no Maranhão já existem cinco unidades, porém Imperatriz é a primeira que contará com apoio da Prefeitura e com uma equipe de Estratégia e Saúde da Familia Prisional.

Saúde