Saúde

CAPACITAÇÃO

Hospital Municipal agora tem espaço para capacitação de profissionais

A estrutura para palestras e treinamentos é composta por auditório e sala de apoio climatizados

Publicado em: 15/02/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Hospital Municipal agora tem espaço para capacitação de profissionais

Núcleo de Educação Permanente, , NEP, criado pelo Município atende exigência da portaria prevista na política nacional de educação. (Foto: Patrícia Araújo)

Como parte dos avanços que vêm sendo implementados na saúde municipal, foi inaugurado na quarta-feira, 13, no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, Adulto e Infantil, o auditório e espaço físico para o Núcleo de Educação Permanente, NEP. A solenidade contou com a presença do prefeito Assis Ramos, médicos, diretores e funcionários do Hospital Municipal.

A estrutura entregue é composta por um auditório climatizado com capacidade para 40 pessoas e sala com espaço de apoio para as instituições dos Curso de Medicina, Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia de instituições conveniadas com a Prefeitura de Imperatriz.

A diretora geral do HMI, Marília Carvalh, informou que o Núcleo de Educação Permanente foi criado pelo Município em atendimento a portaria nº 198 de 13 de fevereiro de 2004 que institui a política nacional de educação. Trata-se de uma estratégia do Sistema Único de Saúde, SUS, para a formação e desenvolvimento de trabalhadores da Saúde para o setor.

Em Imperatriz, as atividades do núcleo vinha ocorrendo há algum tempo, mas as capacitações eram realizados no refeitório do hospital, o que era inadequado. “Então este novo espaço é importante para as capacitações de nossos servidores da saúde, além de servir de apoio para os grupos de estágio das instituições de ensino superior”, ressaltou Marília Carvalho. São conveniadas as seguintes instituições: Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Faculdade Ceuma, Faculdade de Imperatriz, Facimp, Instituto de Educação Superior do Sul do Maranhã, Unisulma.

“Entregamos, também, salas de apoio para estágios, internatos, apresentação de estudos científicos dos acadêmicos das Instituições de Ensino conveniadas com o Município”, complementou Marilia. 

Assis Ramos ressaltou que embora parece algo singelo, a inauguração do espaço faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo implementadas pela gestão na área da saúde, como também, aproveitou para destacar que Município está na fase de conclusão da reforma do bloco cirúrgico e a próxima fase, será promover uma reforma total por parte elétrica do prédio do hospital. “Claro que o Socorrão precisa de outras ações, mas uma ação como esta vem só demonstrar que dia após dia nós estamos trazendo qualidade para nossa saúde”, destacou o gestor municipal, enfatizou o gestor municipal.

Após a solenidade de inauguração, o cardiologista, Júlio Cézar Queiroz de França deu início a um treinamento médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e todo o pessoal que lida com o pronto atendimento visando capacitá-los para melhor atender pacientes que chegam à Sala de Emergência com dor torácica, em especial os pacientes que tem infarto.

Saúde