Saúde

PROFISSÃO

Infectologista: especialidade médica além da Covid-19

Entenda o que faz esse especialista da área da saúde

Publicado em: 09/04/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Infectologista: especialidade médica além da Covid-19

Além das avaliações clínicas, os infectologistas atuam no controle de infecções hospitalares nas unidades de saúde e colaboram na elaboração de políticas públicas. (Foto: Edmara Silva)

Com a pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2, SARS-CoV-2, o médico infectologista ganhou grande evidência. A especialidade cuida de pacientes com qualquer doença infecciosa e infectocontagiosa. Neste domingo, 11, celebra-se o Dia do Infectologista, momento para homenagear esses profissionais de grande importância na saúde.

Está na área de ação do médico infectologista o tratamento de infecções em determinados órgãos, causadas por vírus, bactérias e parasitas. Eles cuidam de doenças como pneumonia, infecções urinárias e de pele, também HIV, tuberculose, hepatites e outras patologias. Além das avaliações clínicas, atuam no controle de infecções hospitalares nas unidades de saúde e colaboram na elaboração de políticas públicas.

De acordo com a infectologista e especialista em Medicina Tropical e Saúde Pública, Bianca Ferreira, esse é o profissional que durante uma internação cuida para que não existam complicações decorrentes de infecções. “Esse controle é essencial em qualquer hospital ou clínica médica, então é o especialista infectologista que realiza o monitoramento para que nenhum agravamento venha a ocorrer ao paciente internado para um procedimento”, explica a profissional que integra o quadro de médicos da Prefeitura de Imperatriz.

Ainda segundo ela, o auxilio que a especialista presta na criação e gestão de medidas sanitárias para o setor público de saúde visa diminuir a incidência de algumas doenças na população. “Nesse campo, nosso auxilio trabalha para controlar os números e ajudar a traçar as melhores estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento”, completa.

O ideal é procurar o infectologista quando quadros de infecções não respondem aos tratamentos convencionais ou em situações de infecções mais graves e generalizadas. A Prefeitura parabeniza os infectologistas de Imperatriz e agradece por todo o empenho desses especialistas tão primordiais.

Saúde