Saúde

Dezembro vermelho

Iniciada campanha Dezembro Vermelho em Imperatriz

Ação em praça pública com atendimento à população, panfletagem, oferta de testes rápidos, e um aulão de fitdance marcou a abertura da programação

Publicado em: 01/12/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Iniciada campanha Dezembro Vermelho em Imperatriz

A continuidade das atividades acontece nesta quinta-feira, 02, com uma blitz em frente à Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a partir das 8h. (Foto: Maria Almeida)

Com tema “Previna, teste e trate”, foi aberta na manhã desta quarta-feira, 01, na Praça da Viola, a programação do Dezembro Vermelho, em Imperatriz.  O secretário de Saúde, Alcemir Costa, participou do início das atividades da campanha, que é uma mobilização nacional em prol da luta contra a AIDS e o respeito com as pessoas que convivem com a síndrome.

Alcemir ressalta que o movimento  relembra a importância da luta contra essa infecção, da prevenção e do tratamento da forma correta para se ter qualidade de vida. “O vírus continua presente e a incidência de casos ainda é alta. O município continua com as ações preventivas, de tratamento e conscientização” — disse o secretário.

Ele pontuou ainda que o município intensifica as atividades que visam a prevenção de doenças, a exemplo do Outubro Rosa, Novembro Azul e agora o Dezembro Vermelho. “O tratamento é importante, mas os cuidados preventivos são necessários, por isso realizamos essas campanhas anualmente. A gente segue trabalhando para melhorar a saúde de Imperatriz" — acrescentou.

O Município oferece gratuitamente, por meio do Programa IST Aids, testes, tratamento, dispensa de medicação, preventivo e lubrificantes. Segundo a coordenadora do Programa, Renata Pillar, é possível ter o vírus e viver com qualidade de vida desde que siga o tratamento corretamente. “Precisamos sensibilizar a população da importância do acesso às informações adequadas sobre o HIV, métodos de prevenção e tratamento. Fazemos isso durante todo o ano, mas neste mês intensificamos para chamar atenção!” — afirmou.

A continuidade das atividades acontece nesta quinta-feira, 02, com uma blitz em frente à Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a partir das 8h. A programação da semana segue da seguinte forma:

02/12 - 19:30h - Distribuição de preservativo na Pedro Neiva de Santana e Posto Regina;

03/12 - 08h – Matheus Supermercados da Babaçulândia

03/12/2021 - 19h - Distribuição de preservativos – Avenida XV de novembro

 

A programação do restante do mês ainda será divulgada.

Essa mobilização é uma campanha nacional, e o movimento é conhecido como Dezembro Vermelho devido à cor, que simboliza a luta contra a doença e o respeito com as pessoas que convivem com HIV.

Saúde