Saúde

TERCEIRA IDADE

Internet é alternativa dos idosos para espantar solidão durante isolamento

Rede aproxima e facilita comunicação no período de distanciamento por conta do coronavírus

Publicado em: 31/03/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Internet é alternativa dos idosos para espantar solidão durante isolamento

Solidão pode desencadear um processo de adoecimento mental nos idosos e a internet é protagonista em amenizar os efeitos do distanciamento. (Foto: Ariel Rocha)

Pesquisas apontam que os idosos - pessoas com 60 anos ou mais - estão cada vez mais conectados à internet no Brasil. Estudo do IBGE mostra que a presença da terceira idade na rede cresceu 25,9% de 2016 para 2017. Nesse sentido, o levantamento de 2019 da TIC Domicílios aponta que 58% dos idosos no país possuem acesso à internet em seus celulares. Para eles, o uso da rede tem vantagens como aproximação com familiares e amigos distantes, além de ser um estímulo para manter a mente ativa.

No início de março, a Organização Mundial da Saúde, OMS, declarou estado de pandemia do novo coronavírus, Covid-19, que causa uma doença respiratória aguda, a qual idosos são vulneráveis. O isolamento social é uma das medidas de enfrentamento da doença e, com isso, o sentimento de solidão pode se tornar comum, principalmente para a terceira idade, por isso a internet é alternativa para amenizar os efeitos do distanciamento.

Para a aposentada Maria de Lourdes, a comunicação com quem está longe é uma das principais vantagens que ela encontra ao utilizar a internet. Com o isolamento, contactar filhos e netos pelos aplicativos de mensagem e redes sociais espanta a solidão e traz a sensação de proximidade. “Assisto os cultos da igreja que são transmitidos, mas uso principalmente pra falar com a família e matar a saudade. Vejo eles, compartilho meu dia a dia, me sinto perto, mesmo estando longe fisicamente", comentou.

De acordo com a psiquiatra Giovana Queiroz, atuante na rede de saúde mental do município, a solidão pode desencadear um processo de adoecimento mental nos idosos.  “Acredito que as mídias sociais vem tendo um papel fundamental no cotidiano dessa parcela da população, na medida que promovem interações com os vínculos afetivos mais relevantes para as suas vidas”, explicou.

Ainda segundo a psiquiatra, a internet é mais uma ferramenta utilizada pelos profissionais da saúde e do serviço social no alcance da terceira idade nesse contexto de isolamento. Como exemplo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, tem mantido as atividades de assistência da Casa do Idoso à distância, por meio de trabalhos virtuais com seu público. A movimentação é feita por meio de grupo no aplicativo de mensagens Whatsapp e pelas redes sociais. 

 

Saúde