Saúde

MOBILIZAÇÃO

Intervenção na Beira Rio alerta para prevenção ao suicídio

Ação integra atividades do setembro amarelo

Publicado em: 28/09/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Intervenção na Beira Rio alerta para prevenção ao suicídio

Encerramento da mobilização acontece no domingo, 30, com a 1º Corrida Solidária de Promoção a Saúde Mental (Foto: Edmara Silva)

Rede de Saúde Mental de Imperatriz, em parceria com Faculdade Pitágoras, realizou na tarde desta sexta feira, 28, na Beira rio, intervenção interativa em alusão ao setembro amarelo. Balões com mensagens sobre onde encontrar ajuda para enfrentar doenças psicossociais que levam ao suicídio, foram deixados no letreiro “Eu amo Imperatriz”. Iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade de prevenção do ato.

Para a psicóloga Maria Aparecida Alves, coordenadora da Rede de Saúde Mental, "objetivo é deixar convites e mensagens sobre o setembro amarelo, com frases de apoio a quem estiver precisando e possa saber onde procurar ajuda".

Ação de hoje é parte da programação da campanha que está acontecendo desde o início do mês. “Palestras e rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde, instituições e empresas estão sendo realizadas diariamente com foco na promoção de saúde, por meio da disseminação de informações sobre como identificar sinais e como prevenir o suicídio” – informou o secretário Municipal de Saúde, Alair Firmiano.  

Segundo a voluntária Isabela Almeida, é "muito importante as pessoas saberem que o suicídio pode ser prevenido com conversa, por exemplo, e, deve partir também da iniciativa dos jovens que tem mais dificuldades de falar sobre o assunto”.

O encerramento da mobilização acontece no domingo, 30, com a 1º Corrida Solidária de Promoção a Saúde Mental. Evento esportivo está sendo organizado pela rede, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola, CIEE. Concentração é a partir das 6h30 na Beira rio, onde acontece também a saída e a chegada da corrida. (Colaboração de Hidalgo Nava)

Saúde