Saúde

CAMPANHA

"Janeiro Branco" realiza atividades com pais de usuários do CAPs IJ

Ações alertam para importância dos cuidados com a saúde mental da população

Publicado em: 25/01/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

"Janeiro Branco" realiza atividades com pais de usuários do CAPs IJ

Ações alertam para importância dos cuidados com a saúde mental da população (Foto: IMADRONEBR)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Saúde Mental, continua desenvolvendo atividades relacionadas ao “Janeiro Branco”, campanha que alerta sobre os cuidados que a população deve tomar com a saúde mental. Nesta sexta-feira, 25, familiares e usuários do Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil (CAPs-IJ), no BairroTrês Poderes participaram de atividades recreativas e um café da manhã.

Programação consistiu em momento de descontração, partilhas de experiências em um café da manhã com pais e usuários do serviço. Além de funcionários do CAPS IJ, também, participaram do encontro coordenadores de outros serviços que integram a Rede de Saúde Mental como forma de mostrar a unidade e linguagem comum a todos.

“Hoje oferecemos um café da manhã com pais de nossos usuários em alusão ao Janeiro Branco, e esta, também, é uma atividade terapêutica que visa a interação de todos que frequentam o serviço este mês durante ações da Rede de Saúde Mental”, observou a coordenadora do CAPS IJ, Maria Edna Oliveira.

A coordenadora da Rede de Saúde Mental, Aparecida Alves destacou que a ação teve por finalidade “promover reflexão sobre como andam suas emoções e como você está administrando os cuidados com a saúde mental”.

A campanha será encerrada com um ato público na praça de Fátima, Centro, no dia 31 de janeiro, a partir das 8h com a presença da equipe multiprofissional e autoridades.

Como ter acesso aos serviços

Qualquer pessoa pode receber atendimento na Rede de Saúde Mental. Pais e familiares podem procurar o CAPS IJ ou qualquer outro de posse de um encaminhamento feito por médicos, sejam da rede pública ou privada, ou diretamente após atendimento de profissionais dos CAPSs. Como os serviços são do Município, é necessário que o interessado apresente documento de identidade e Cartão do SUS.

“Pode ser por demanda espontânea, não necessariamente que tenha sido encaminhado. No relato eu posso vir, se emocionalmente eu não estou me sentindo bem, estou entrado numa depressão então posso procurar o serviço direto”, detalhou Aparecida Alves.

Saúde