Saúde

ATENDIMENTO

Lançada UBS Amiga do Adolescente

Na região do Parque Amazonas, unidade disponibilizará hebiatra

Publicado em: 05/02/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Lançada UBS Amiga do Adolescente

Com hebiatria, Prefeitura amplia cobertura dos serviços da rede pública de saúde (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, lançou na manhã desta segunda feira, 25, mais um serviço da Atenção do Município - UBS Amiga do Adolescente, na Unidade Básica de Saúde do Parque Amazonas. Com a novidade, moradores passarão a contar uma especialidade médica inédita em Imperatriz, a hebiatria, que cuida dessa idade.

“Estamos inaugurando hoje um serviço de referência para essa faixa etária. Pretendemos fazer um estudo em todas as áreas da cidade, para mapear as necessidades de cada região e focar em uma área de atendimento específico” - destacou o secretário de Saúde, Alair Firmiano, ao acrescentar que logo após o carnaval será lançado também um cento de referência para atendimentos aos ribeirinhos na UBS da Beira Rio.

Ele lembrou ainda que em janeiro foi iniciado o funcionamento da UBS amiga do homem nos Três Poderes com atendimento toda terça e quinta das 14h às 21h. “Aqui, além da hebiatria que atenderá as segundas (pela manhã), e terça, quarta e quinta à tarde;  disponibilizaremos atendimento com psicóloga, enfermeira especializada nessa área e assistente social” - acrescentou.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Erika Tourinho, Imperatriz é a primeira cidade do Maranhão a implantar esse serviço. “Isso faz parte da estratégia do governo Assis Ramos, que pensa no melhor para o povo imperatrizense. Todas as UBS’s atendem o público em geral, mas nossa intenção é que cada uma atenda com foco em uma necessidade da comunidade, por isso, a escolha dessa UBS para os adolescentes” - afirmou.

Com a iniciativa, a Prefeitura amplia cobertura dos serviços da rede pública de saúde e atende de forma mais especializada essa faixa etária que não contava com o profissional, nem na rede privada. A hebiatria é especialista da pediatria capacitado a atender adolescentes, estando preparado para lidar com todas as questões que podem surgir diante do crescimento acelerado, mudanças hormonais e físicas, mas também com o lado emocional, de caráter psicológico e comportamental, orientando e dando apoio aos seus pacientes e famílias.

Saúde