Saúde

CONSCIENTIZAÇÃO

Semus intensifica ações de prevenção do câncer do colo do útero

No maranhão há uma estimativa de 890 novos casos da doença este ano

Publicado em: 04/03/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Semus intensifica ações de prevenção do câncer do colo do útero

Março Lilás conscientiza mulheres sobre prevenção do câncer de colo de útero (Foto: Maira Soares)

Conhecido como o mês de prevenção ao câncer do colo de útero, o Março Lilás busca conscientizar sobre os riscos da doença e alertar da importância da proteção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis, já que o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) é a principal causa deste câncer. A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Unidade Móvel Oncológica tem objetivo de promover a prevenção, conscientização e reduzir o número de casos na cidade.

A unidade móvel está ofertando serviços voltados à saúde do homem e da mulher na Praça de Fátima durante todo mês de março, com objetivo de reforçar a campanha e alcançar maior número de pessoas, como explica a  coordenadora do setor de Oncologia, Vilenice Batista. “Estamos na região central da cidade com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços da Unidade Móvel Oncológica, aumentando consequentemente o quantitativo de mulheres atendidas”.

Os exames realizados são o de coleta de Prevenção do Colo do útero (PCCU), mas para realizá-lo é preciso estar há 3 dias sem relação sexual e sete dias antes ou depois da menstruação. O exame ginecológico mais conhecido como papanicolau auxilia a detectar infecções causadas pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero. A unidade também realiza agendamento de mamografia e consultas dermatológicas para pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Já os homens precisam estar em jejum para realizar o PSA.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer, Inca, o câncer do colo do útero entre as mulheres no Brasil, está em quarto lugar (7,4%) ficando atrás apenas do de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%). Uma estimativa do órgão aponta 890 novos casos da doença, neste ano, no Maranhão.

Sintomas

Há casos em que o desenvolvimento da doença é lento e na fase inicial não manifesta sinal, por isso a importância da prevenção. O HPV em estágio avançado pode surgir alguns sintomas, como: dores abdominais associada a problemas intestinais e urinários; sangramento vaginal; sangramento após a relação sexual; secreção vaginal anormal; ciclo menstrual irregular; fadiga, náuseas, perca de peso sem motivo aparente.

Prevenção

Mulheres com vida ativa sexual devem fazer a prevenção do colo do útero, por meio do Papanicolau e o uso do preservativo durante o ato, que previne também outras doenças. Outro método preventivo é a vacina, mas é importante reforçar que seu uso não dispensa a necessidade dos exames, pois não protege a mulher de todos os tipos de vírus do HPV.

O câncer de colo do útero é uma doença grave, mas o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. É importante ressaltar a periodicidade dos exames, pois é possível identificar o tumor em fase inicial, melhorando as chances de sucesso no tratamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

Saúde