Saúde

ITINERANTE

Unidade móvel de saúde atende moradores no Santa Rita

Serviços estão acessíveis até às 12h deste sábado, com exames, testes e orientações

Publicado em: 20/07/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Unidade móvel de saúde atende moradores no Santa Rita

Cerca de 120 atendimentos estão sendo feitos por dia e seguem até este sábado, 21 (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o Governo do Maranhão, está realizando desde quinta-feira, 19, uma ação cidadã direcionada aos moradores do Bairro Santa Rita. Atendimento é feito na Carreta da Mulher Maranhense, em frente à Paróquia Santa Rita de Cássia, Rua Santa Rita, 479, Santa Rita. A unidade móvel pertence à Secretaria de Estado da Mulher, Semu, que estima cerca 360 atendimentos, até às 12h, deste sábado, 21.

“Esse trabalho de cidadania é de grande relevância para nossa comunidade. Tudo aquilo que vem pra melhorar a qualidade de vida das famílias imperatrizenses estaremos presentes. Ações de cidadania fazem parte das políticas públicas do governo Assis Ramos. Uma das grandes provas é o mutirão “A gente Faz Cidadania”, que acontece mensalmente nos bairros e povoados da cidade”, enfatizou Zigomar Filho, secretário de Desenvolvimento Social.

Na ação estão sendo ofertados exame preventivo, teste rápido de HIV, hepatite e sífilis para ambos os sexos, mamografia, palestra sobre a Lei Maria da Penha e informações da rede de atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.

“Uma das principais finalidades de nossa vinda para Imperatriz é trazer informações sobre nossa principal política, que é a de enfrentamento à violência contra a mulher. Nesse sentido, trazemos juntos, exames, testes e atores sociais do Município passam orientações do CadÚnico e Bolsa Família”, destacou Eunice Costa, chefe do Departamento de Itinerância da Mulher da Secretaria de Estado da Mulher.

Os resultados dos exames serão entregues em 30 dias pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, SMPM. Aqueles que apresentarem alguma alteração serão encaminhados para atendimento médico. Uma das beneficiárias foi a dona de casa, Maria Telma, 56, moradora do bairro Santa Rita. “Esse tipo de atendimento, praticamente em nossa porta, é muito importante. Que isso possa acontecer todos os anos, para nós será muito bom”, afirmou.

Durante as atividades uma equipe da Sedes repassou orientações sobre o Cadastro Único, CadÚnico, porta de entrada para 20 programas sociais do governo federal, dentre eles, Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida e Carteira do Idoso. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais.

“O que estamos fazendo é garantindo um direito das pessoas, que é o acesso à informação. E nosso dever como agente público, manter o cidadão informado sobre seus direitos, relacionados aos benefícios do governo, seja federal, estadual ou municipal”, explicou Márcio Rocha Guimarães, técnico do CadÚnico, Bolsa Família.

Saúde