Saúde

SAÚDE

Município conclui primeiro módulo de curso sobre diabetes para ACS

Agentes Comunitários de Saúde participaram de capacitação realizada na UFMA

Publicado em: 08/05/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Município conclui primeiro módulo de curso sobre diabetes para ACS

ACS participaram de capacitação sobre Diabetes (Foto: João Rodrigues)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEPs, concluiu oficialmente nesta quarta-feira, 8, o primeiro módulo de uma capacitação sobre Diabetes voltada para Agentes Comunitários de Saúde, ACS. O encerramento foi com uma apresentação de trabalhos de campo nas dependências da Universidade Federal do Maranhão, UFMA.

A parte teórica foi ministrada por enfermeiros de médicos em duas salas do campus Centro da UFMA, onde foi abordado sobre a diabetes, sintomas mais comuns e como controlar a doença. O agente comunitário, José Augusto dos Reis, elogiou a capacitação, aproveitou para tirar dúvidas sobre a doença e com o aprendizado ele pretende melhorar as ações de campo. “Este curso foi importante, para que possamos qualificar nosso atendimento e levar as informações e orientações aos pacientes diabéticos no dia-a-dia, como também, trabalhar com a prevenção, informando as pessoas que ainda não têm a doença”, disse o agente.
 

Marilde Silva dos Santos, agente comunitária lotada na Unidade de Saúde do Povoado Coquelândia, destacou que essa foi mais uma de várias capacitações que participou e que adquirir conhecimento faz uma grande diferença na hora de atender as famílias. “Nenhuma capacitação é igual a outra, mesmo sendo o mesmo tema, mas é diferente cada informação. Nós, os agentes, também nos sentimos mais valorizados e saímos de cada formação com a certeza que o atendimento à nossa comunidade vai melhorar”, ressaltou. Na zona rural, além das dificuldades naturais, há situações peculiares em que muitos pacientes resistem a procurar a unidade de saúde.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Flávio Ricelly, enfatizou que a capacitação atendeu todos os agentes distribuídos em duas turmas, pela manhã e tarde. No período da manhã foram 150 ACS dos distritos da Cafeteira e Vila Nova e no período vespertino foram capacitados os do Grande Bacuri e Santa Rita. Ele lembrou que o aproveitamento do curso foi muito bom e que o núcleo acaba de ganhar mais uma etapa do EDPOPSJUS, programa do Ministério da Saúde.

Saúde