Saúde

REGIÃO

Secretários de Saúde discutem regulação de pacientes no Socorrão

Representantes de 15 municípios buscam medidas para agilizar e melhorar atendimento no HMI

Publicado em: 29/01/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Secretários de Saúde discutem regulação de pacientes no Socorrão

Comissão de Intergestores Regionais de Saúde se reúne todo mês para discutir temas comuns aos municípios (Foto: João Rodrigues)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, tirou dúvidas e solicitou aos secretários e representantes de 15 municípios que mantém pactuação com Imperatriz que adotem medidas que resultem na agilização e melhor qualidade no atendimento dos pacientes no Hospital Municipal. A proposta foi apresentada pelo secretário Alair Firmiano e reafirmada pela direção e médico regulador do Socorrão,, em reunião da Comissão de Intergestores Regionais de Saúde (CIR), nesta terça-feira, 29, na Unidade Regional de Saúde.

A principal pauta foi a discussão sobre os avanços na regulação de pacientes de outros municípios que deverão, a partir de agora, enviar seus pacientes com o respectivo encaminhamento médico, justificativa e o quadro clínico atual antes da transferência.

“Estava faltando comunicação, o encaminhamento médico, e isso é importantíssimo para que se receba o paciente com mais agilidade, se saiba o que é urgência e o que não é urgência e assim acelerar o atendimento”, explicou o titular da Semus.

A secretária de Saúde de Campestre do Maranhão, Bruna Ribeiro aprovou a reunião em que definiu como importante propor um consenso sobre a regulação de pacientes de municípios pactuados. “Esperamos que melhore a regulação e o paciente demore menos tempo esperando a vaga no HMI a partir de agora”, destacou.

Participantes da reunião

A reunião da CIR é realizada todos os meses para discutir temas diversos, mas sempre comuns e de interesse dos municípios pactuados com Imperatriz. Além do secretário de Saúde, Alair Firmiano e da secretária adjunta Mariana Jales, participaram a diretora administrativa do HMI, Marília Carvalho; Neide Bastos, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação de Leitos do HMI, NIR; Herilandes, presidente da CIR Regional de Imperatriz; equipe técnica da Unidade Regional de Saúde; o médico Rodrigo Teles, coordenador da equipe médica e regulação do NI-HMI, o secretário de saúde de Senador La Rocque, Carlos Almeida; o secretário municipal de Saúde de Montes Altos, Jeová Santana; a secretária de saúde de Campestre, Bruna Ribeiro e o titular da saúde municipal em Estreito Cássio Batista.

Saúde