Saúde

PREVENÇÃO

Mutirão Azul da Unidade Móvel Oncológica realiza quase 600 exames em uma semana

Resultados dos exames feitos no mutirão serão entregues na recepção da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 13h, de 15 a 20 dias depois da coleta

Publicado em: 12/11/2021 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Mutirão Azul da Unidade Móvel Oncológica realiza quase 600 exames em uma semana

Unidade Oncológica Móvel atendeu homens e mulheres durante o Mutirão Azul no período de 08 a 12 de novembro. (Foto: Maira Soares)

Encerrou, nesta sexta-feira, 12, o Mutirão Azul da Unidade Móvel Oncológica de Imperatriz com 557 exames de PSA e 83 consultas urológicas realizados em uma semana. Os resultados desses exames serão entregues na recepção da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), das 8h às 13h, localizada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro. 

O mutirão, que iniciou na segunda-feira, faz parte das ações da Semus desenvolvidas no Novembro Azul, mês de combate e prevenção ao câncer de próstata, um dos que mais atinge homens. Durante esta semana, foram ofertados na unidade móvel consultas especializadas, exames urológicos e preventivos, com o intuito de facilitar o acesso, principalmente, dos homens a esses serviços. 

"Nós temos intensificado as ações que nos permitam estar mais próximos das comunidades, assim facilitando o acesso aos atendimentos. Fizemos isso no Outubro Rosa e agora no Novembro Azul, além disso, estamos com o Ambulatório do Homem itinerante em algumas UBS's da cidade. A nossa gestão de saúde é para o povo e com o povo. Encerramos o mutirão, mas as ações continuam durante todo o ano", destacou Alcemir Costa, secretário de Saúde.

A partir da próxima terça-feira, 16,  a unidade realizará atendimentos na UBS do Planalto

O foco do Mutirão Azul foi levar consultas especializadas aos homens, e ampliar acesso ao público masculino que historicamente procuram menos os serviços de saúde, entretanto houve atendimento ao público feminino também na unidade móvel. "Durante todo o ano, os  atendimentos normais da Unidade Móvel já oferecem PSA - preventivo da próstata, Preventivo para as mulheres e agendamento de mamografia. Ou seja, cuidados contínuos da Saúde da Mulher e do homem, mas este mês intensificamos os atendimentos", explicou a coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista.

A partir da próxima terça-feira, 16, a unidade oncológica realizará atendimentos na UBS do Planalto, que fica na Avenida Imperatriz, S/N.

Saúde