Saúde

AÇÕES

Mutirão de cirurgias resolve problemas de quem esperou 7 anos em outro município

A lista dos operados começou ser construída na quarta-feira, dia 14 e seguiu nos dias 15, 16 e 17, atualizando para 104 a tabela dos beneficiados

Publicado em: 21/07/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Mutirão de cirurgias resolve problemas de quem esperou 7 anos em outro município

Mutirão realizado na terceira semana de julho, resolveu problema de quem esperava há anos por um procedimento cirúrgico. (Foto: Patrícia Araújo)

Com foco na resolutividade e na devolução da qualidade de vida dos que mais necessitam, mutirão de cirurgia geral da Prefeitura, realizado na terceira semana de julho, resolveu problema de quem esperava há anos por um procedimento cirúrgico.  Alguns, desesperançados de esperar no seu município, viram no mutirão, a oportunidade de ter sua vida de volta.

Foi o caso da secretária do lar, Laiza Leal. Sofrendo com uma hérnia que foi agravada por problemas na vesícula, ela mudou-se para Imperatriz há sete meses em busca da cirurgia, após esperar sete anos em seu município, Cidelândia.  “Eu tentei todo esse tempo lá e não deu certo, me mudei pra cá e aqui estava tentando há 7 meses e hoje deu certo, vou fazer as duas cirurgias de uma vez só!”, relatou agradecida por ter conseguido resolver o problema. 

Para ela, o mutirão lhes devolveu a dignidade, a possibilidade de retomar a vida. “É muito ruim conviver com dores, e as crises já me incomodavam muito. Graças a Deus aqui em Imperatriz foi possível. Depois do resguardo poderei até procurar um serviço”, disse emocionada.

Outro beneficiado com o mutirão foi o forneiro José Pereira da Silva, morador do bairro São José. Ele fez cirurgia para correção de uma hérnia umbilical. “Já vinha tentando há mais de dois anos, inclusive fui na regional de saúde umas três vezes tentado agendar para o Macro, mas com a pandemia tudo foi suspenso. Graças a Deus me chamaram agora. Já tinham até me remanejado de setor no trabalho, pois eu não podia fazer esforço com esta hérnia”, disse aliviado ao olhar para suas mãos calejadas.

E a lista dos operados que começou ser construída na quarta-feira, dia 14, com estas duas pessoas seguiu nos dias 15, 16 e 17 atualizando para 104 a tabela dos beneficiados que receberam a notícia da cirurgia como um presente, que chegou para muitos em boa hora. “Descobri uma hérnia umbilical há seis meses em uma consulta de rotina, nem esperava fazer a cirurgia agora, mas graças a Deus veio o mutirão e já resolvi este problema”, ressaltou o funcionário público, Helio Diniz Oliveira. 

A doméstica Maria Elinilza Cruz da Silva, moradora do bairro Vilinha, é outra protagonista, que também recebeu o presente promovido pelas festividades do aniversário Imperatriz. No mutirão ela também se livrou de uma hérnia umbilical, assim como seu colega de Centro Cirúrgico, Hélio. “Estava tentando há dois anos e nunca dava certo. Me ligaram e hoje já estou operada” - comemorou. Já o morador da Vila Lobão, Fabiano de Jesus Sousa, soldador, esperou menos tempo, 8 meses, mas também tinha pressa para se livrar da sua hérnia inguinal. “Eu já estava correndo atrás. Agora é só cumprir o repouso e retomar a vida”, disse Fabiano, sorridente. 

Na luta em busca dessas cirurgias, são Marias, Anas, Josés... Cada um carrega uma história de luta e, certamente, uma espera angustiante por trás do seu caminho na procura de uma melhor qualidade de vida. São diferentes trajetórias, porém com o mesmo final feliz, desfecho esse proporcionado por um mutirão geral.

Saúde