Saúde

ATENDIMENTO

Novos serviços do SAMU estão na Expoimp

Stand conta com ambulância, equipamentos e profissionais

Publicado em: 14/07/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Novos serviços do SAMU estão na Expoimp

A equipe presente na Expoimp é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista (Foto: Sara Ribeiro)

Com o objetivo de melhorar a assistência à saúde, na 49º Exposição Agropecuária de Imperatriz, a Prefeitura disponibilizou pela primeira vez uma Unidade de Suporte Avançado (USA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a prestação de socorro. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

No stand há, também, uma ambulância de Suporte Básico. Segundo o secretário de Saúde, Alair Firmiano, a USA possui uma UTI móvel, com monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas como trombolíticos (essenciais para atendimento aos pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio), adrenalina (utilizada em PCR), além de todo material para imobilização.

De acordo com o médico plantonista Rodrigo Teles, que trabalha há quatro anos no SAMU, é a primeira vez que a USA está presente na feira. “Nossa intenção é sempre chegar o mais rápido possível até aa paciente, principalmente nos casos em que o tempo-resposta é essencial para um melhor prognóstico, e com os recursos desta ambulância podemos prestar um atendimento mais especializado” – informou.

A população conta, ainda, com a Unidade de Suporte Básica, equipada com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso e desfibrilador automático externo (DEA). O médico ressalta que o SAMU pode ser acionado em diversas situações como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, crises convulsivas, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, trabalho de parto onde haja risco para mãe ou para o feto, tentativas de suicídio, acidentes automobilísticos com vítimas, afogamentos, choques elétricos, entre outros.

Saúde