Saúde

SERVIÇOS

Número de cirurgias bucomaxilofacial aumenta no Socorrão

72% dos pacientes atendidos com a especialidade são de outros municípios

Publicado em: 10/06/2020 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Número de cirurgias bucomaxilofacial aumenta no Socorrão

Relatório revela que 85% de fratura de face dentre as cirurgias realizadas, e 15% outros procedimentos mais simples. (Foto: Maira Soares)

Importante pela sua capacidade de reconstrução de ossos da face e mandíbula, observando sempre a estética e preservação das funções motoras, a cirurgia bucomaxilofacial tem ganhado espaço dentro do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI/Socorrão. É cada vez maior o número de procedimentos realizados pelos profissionais desta especialidade.

Segundo relatório de produção da Secretaria Municipal de Saúde, em 2019 foram realizadas 320 cirurgias sendo 56% delas decorrentes de acidentes de motos. Do total das intervenções cirúrgicas, em 66% foram utilizados material de síntese (placas e parafusos de alto valor comercial).

“Em alguns locais, a liberação de material para uma cirurgia dessa complexidade demora até 10 dias. Aqui no Socorrão o tempo médio de espera do paciente para ser operado é de no máximo 6 dias” – afirma André Marques, que lidera a equipe de bucomaxilo do HMI.

Ele explica que a principal incidência dos atendimentos da sua equipe são: fratura de ossos da face, infecção maxilo facial e tumores da face e boca. O que é comprovado pelo relatório apresentado que revela 85% de fratura de face dentre as cirurgias realizadas, e 15% outros procedimentos mais simples.

Vale ressaltar que no Maranhão somente São Luís, Imperatriz e Presidente Dutra oferecem atendimento bucomaxilofacial. “Esta é uma especialidade que lida com uma área muito importante do corpo humano que é a região do rosto, onde a precisão e a destreza ajudam a determinar a estética e função mastigatória” – disse André.

Além da bucomaxilofacial, o hospital atende ainda mais 21 especialidades médicas:  Nefrologia, Angiologia/Vascular, Neurologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Endocrinologia, Radiologia, Medicina Intensivista, Infectologia, Urologia, Cirurgia, Torácica, Pneumologia, Oftalmologia, Bucomaxilofacial, Anestesista, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia, Oncologia, Cirurgia Plástica e Medicina do Trabalho.   

 

 

Saúde