Saúde

SAÚDE

Unidade Móvel Oncológica atende na Vila Independente até sexta-feira, 07

A partir de segunda-feira, 10, o ônibus atenderá na Praça de Fátima, no Centro com exames e consultas sem fila e sem pré-agendamento

Publicado em: 06/06/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica atende na Vila Independente até sexta-feira, 07

Até esta até esta quinta-feira, 06, em torno de 500 mulheres e homens foram atendidos na Vila Independente (Foto: Assessoria)

Em atendimento a pedido da população a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, deu início aos atendimentos itinerantes no mês de junho, na rua Pernambuco em frente a Igreja Estrela Dalva, no bairro Vila Independente.

A partir de segunda-feira,10, até o dia 30 de junho, o “ônibus da prevenção” vai atender na Praça de Fátima, Centro, das 7h às 11h e das 14h às 17h, mediante apresentação do cartão SUS e comprovante de residência.

O ônibus adaptado com consultórios e área de atendimento específico está oferecendo este mês serviços de rotina como coleta de preventivo, PCCU, além de exames preventivos da próstata, PSA; consulta com dermatologista e agendamentos de mamografias.

A coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista, explicou que nos casos em que os diagnósticos sejam positivos, a entrega do resultado dos exames será feita por um médico especialista com o respectivo encaminhamento para uma consulta nos Centro de Especialidade de Saúde Três Poderes, para que já comece os procedimentos completares. No caso específico de confirmação do câncer será feito o encaminhamento do paciente para o tratamento na Rede de Oncologia Pública.

A primeira semana do mês está terminando com o registro de muitos atendimentos. Até esta quinta-feira, 06, foram atendidas 500 mulheres e homens na Vila Independente, que fica na região da Vila Fiquene.

A coordenadora ainda destaca que embora seja adotado um cronograma de atendimentos nos bairros, isso não significa que apenas a comunidade do local onde ônibus está estacionado possa receber atendimento. Moradores de outros bairros podem acessar os serviços do programa.

Estrutura

A estrutura do programação é uma das melhores da região. O ônibus possui consultórios adaptados e área de atendimento específica, além de uma equipe multiprofissional composta por profissionais como oncologista, dermatologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, radiologia, motorista e auxiliar administrativo.

Saúde