Saúde

PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Outubro Rosa segue com atividades na UBS Vila Cafeteira

Exames e serviços voltados à prevenção do câncer de mama e do colo do útero são ofertadas durante todo o dia

Publicado em: 07/10/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Outubro Rosa segue com atividades na UBS Vila Cafeteira

No total são mais de 40 pontos de apoios disponibilizados para a sociedade. (Foto: Patrícia Araújo)

A Unidade Básica de Saúde, UBS, da Vila Cafeteira realizou nesta segunda-feira, 07, palestras, rodas de conversa,  serviços de beleza e exames de prevenção do câncer, integrando a programação da campanha Outubro Rosa em Imperatriz. Com o tema, Entre de peito nessa Luta, atividades objetivam alcançar o maior número de pessoas falando sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero.

A coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, esclarece que as ações de divulgação do Outubro Rosa foram intensificadas pela gestão do prefeito Assis Ramos. “Sobre a campanha, a Prefeitura vem realizando trabalho massivo de divulgação com objetivo de levar informações de prevenção e conscientização, por meio dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus”. 

A coordenadora da Saúde da mulher, Thamisa Fialho, explica como a população contará  com os serviços nas UBS, após demanda triplicada do mês. “As ações foram ampliadas para diversos bairros e zona rural.Conseguimos observar, até dentro da Divisão da Mulher, que aumentou consideravelmente a procura de solicitação de mamografia, consultas ginecológicas, exames de  mastologia e preventivos que serão ampliados, a partir de segunda-feira, 14, com ofertas dos serviços durante todo o dia”.

A palestra realizada pela assistente social, Rosiane Melo, retrata uma realidade vivenciada por muitas mulheres. “A temática alerta não só durante este mês, as ações de prevenção ao câncer de mama e reforça a importância da prevenção, principalmente para o público que ouve falar, mas sente-se distante. Não estamos livres dessa doença, mas podemos combatê-la descobrindo o mais precocemente”, esclarece.

As rodas de conversa são intermediadas por enfermeiros, médicos, assistentes sociais que desenvolvem um trabalho de conscientização junto ao público. A enfermeira da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Layane Mota, informa como os estagiários do curso de enfermagem trabalham em parceria com a Secretaria de Saúde. “Estamos trazendo à comunidade atividades educativas referente ao câncer do colo de útero, mama, exames que podem ser realizados como os preventivos e o clínico das mamas, além do rastreamento desses dois cânceres aqui na comunidade”.

Cerca de 60 funcionários participaram da ação na UBS Vila Cafeteira, que de acordo com a coordenação, atende bairros do Parque Amazonas, João Castelo, Vila Ipiranga, Alto Bonito, Vila Machado e Vila Zenira.

Além da conscientização e dos exames de prevenção ao câncer, a  dona de casa Diane Silva, 22 anos, que veio vacinar a filha também recebeu orientações. “Fui informada sobre a campanha que está sendo realizada e aproveitei para fazer uma limpeza de pele”. 

Já a moradora da Vila Zenira, a copeira Graciete Silva, 35 anos, aproveitou para colocar a saúde em dia. "Fiquei sabendo do ônibus por terceiros e como já havia um tempo que fiz o exame de prevenção, resolvi aproveitar a oportunidade".

Apesar de não menos importante, a pele é um dos sinais mais visíveis de quando algo na saúde não vai bem,como informa o esteticista, Elvis Velozo. “A pele é um dos primeiros locais onde é afetada por qualquer tipo de patologia. Fica desidratada, inchada, desvitalizada e é nesse momento que entramos com a orientação do cuidado com a pele.  É preciso lavar com sabonete neutro, tonificar e não esquecer do filtro solar. Dessa forma, não iremos prevenir somente o câncer de mama, mas o de pele, promovendo a saúde e o bem-estar do paciente”. 

O Ministério da Saúde recomenda que o autoexame das mamas seja realizado a partir do primeiro ciclo menstrual, apesar de não ser um exame diagnóstico ele é de autoconhecimento da mulher. No total são mais de 40 pontos de apoios disponibilizados para a sociedade em 37 UBS, Casa do Idoso Feliz, Unidade Móvel Oncológica, Divisão da Mulher e Consultório na Rua. Para o uso dos serviços de saúde, o paciente deverá portar documento de identidade com foto, cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, e comprovante de endereço. 


 

Saúde