Saúde

PASSEIO

Pacientes da Residência Terapêutica participam de atividades na praia

Lazer contou com passeio de lancha, de quadriciclo, brincadeiras e esporte

Publicado em: 06/08/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Pacientes da Residência Terapêutica participam de atividades na praia

Passeio de lancha, quadriciclo, prática de esporte e brincadeiras fizeram parte da programação (Foto: Patrícia Araújo)

Uma manhã diferente, marcada pelo lazer, foi proporcionada nesta segunda feira, 6, aos moradores da Residência Terapêutica – um dos dispositivos que oferecem assistência psicossocial em Imperatriz, ligado à  Rede de Saúde Mental do Município. Na semana passada foram os pacientes do CAPS III. O passeio foi para Praia do Cacau.

No banho de rio, o sorrio estampado no rosto do paciente Cícero Soares Cardoso, traduzia a alegria do paciente, que relatou ser a primeira vez que foi à praia. “Estou gostando, me sinto muito feliz, aqui é minha família” – afirmou o paciente, ao ser questionado sobre o que estava achando da excursão.

Acompanhados por uma equipe multiprofissional, usuários contaram com passeio de lancha, e de quadriciclo, prática de esporte como voleibol, brincadeiras e dinâmicas, além de lanche e almoço. Todas as atividades tiveram o apoio da Defesa Civil, que disponibilizou uma barraca para acomodação e deslocamento, bem como  demarcação de área exclusiva para banho e reforço da equipe de salva-vidas para os pacientes.

“É preciso oferecer esse tipo de atividade, pois serve como terapia, e isso é muito importante para eles. Antes, nas clínicas psiquiátricas, eles recebiam apenas tratamento clínico, agora com essas iniciativas, nós proporcionamos o tratamento e a inserção social fazendo com eles se sintam mais acolhidos” – explicou a coordenadora da residência Taiane Cirqueira.

Ela informa também que outras atividades externas são realizadas periodicamente com os integrantes da casa para incentivá-los. “A gente sempre tenta dar autonomia para eles, inserindo-os em atividades do dia a dia, como passeios na Beira Rio, shoppings, caminhadas supervisionadas e compras no comércio ao lado da casa. Além disso, nós os levamos para pizzarias, comemoração de aniversários, e até na Expoimp" - relatou.

De acordo com a coordenadora da Rede, Maria Aparecida, novos projetos para melhorar a qualidade de vida dos usuários serão inseridos ainda este ano. “Observamos que alguns estão sobrepeso, então como já temos nutricionistas e educadores físicos na equipe, vamos iniciar atividades físicas periódicas e acompanhamento nutricional para controle de peso desses pacientes” - informou.

Saúde