Saúde

ATENÇÃO BÁSICA

Unidade Móvel Oncológica passa a atender em Petrolina

Ação itinerante leva serviços de saúde para moradores da zona rural

Publicado em: 16/09/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica passa a atender em Petrolina

Os serviços ofertados são: exames do colo de útero, próstata, agendamento de mamografia e consultas dermatológicas. (Foto: Edmara Silva)

Serviços voltados a saúde do homem e da mulher são ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio a Unidade Móvel Oncológica. É a primeira vez que o ônibus faz atendimentos no povoado Petrolina, pois antes ficava localizado, estrategicamente, nos povoados de Olho D’água e Coquelândia. Objetivo é levar os serviços para o maior número de pessoas e atender a população que não pode ou não consegue se locomover ao povoado vizinho, como exemplo, cadeirantes e idosos.

Para a coordenadora do setor de Oncologia, Vilenice Batista, atender a população é um papel importante dentro do cronograma da unidade. “Recebemos pedidos da população para que os serviços fossem levados à zona rural de Petrolina. O ônibus ficava em pontos estratégicos onde a população dos povoados vizinhos tivessem, também, acesso aos serviços. Para ajudar e facilitar mais ainda, o ônibus contemplou os três povoados: Petrolina, Olho D’água e Coquelândia”, esclarece.

A Unidade Móvel está localizado em frente a Unidade Básica de Saúde, UBS, de Petrolina com atendimento das 8h às 17h, até o final deste mês. Os serviços ofertados são: exames do colo de útero, próstata, agendamento de mamografia e consultas dermatológicas. Para os exames voltados ao público feminino, é necessário estar três dias sem relação sexual, já os homens precisam fazer o exame de sangue em jejum. Os documentos necessários para atendimento são: o cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, documento de identidade e comprovante de endereço.

 

Saúde