Saúde

CUIDADO

Saiba os cuidados com animais silvestres em período de chuvas

O habitat natural geralmente alaga e eles procuram novos abrigos em áreas urbanas

Publicado em: 19/03/2020 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Saiba os cuidados com animais silvestres em período de chuvas

Os animais capturados como jacaré e cobra, após resgate são levados ao seu habitat natural (Foto: Patrícia Araújo)

No período de chuva é comum animais silvestres e peçonhentos entrarem dentro das casas, ou aparecerem em áreas urbanas, isso porque eles saem dos habitats naturais para procurar nas residências abrigo. Diante disso, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, e o Sistema Municipal de Vigilância Sanitária, recomenda cautela e cuidado para que população saiba como agir em meio a esses imprevistos.

O animais mais comuns são cobras, aranhas, escorpiões, lagartos e jacaré. O médico veterinário Paulo Henrique, coordenador da Unidade de Zoonoses, explica que a recomendação em caso de contato com alguns desses animais é acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193 ou procurar imediatamente o pronto socorro. "Quando falo de procurar ajuda, é em relação ao contato ou em casos de animais silvestres que podem machucar ou ocasionar algo pior ao ser humano, porém vale ressaltar que matar ou ferir qualquer animal silvestre é crime e proibido pelo Ibama, por isso é tão importante buscar apoio com pessoas especializadas". 

Paulo ainda explica que os animais peçonhentos injetam veneno pelo ferrão, dente, agulhão ou cerda urticante. "Dependendo da espécie do animal, os acidentes podem até levar a morte, caso a pessoa não seja socorrida e tratada adequadamente". 

Socorro 

Em caso de acidentes com animais peçonhentos, é necessário procurar o serviço de saúde mais próximo e o mais rápido possível. "Em caso de picada de cobra, a única ação que a pessoa pode fazer é fazer a higiene correta. Nenhuma outra substância pode ser colocada no local, nem amarrar, porque pode piorar a situação. E sobre levar o animal, não é necessário perder tempo capturando-o, ao saber a espécie já é suficiente", explica a enfermeira Maria Viana.

Corpo de Bombeiros, Unidade de Pronto Atendimento, UPA, Hospital Municipal de Imperatriz, HMI e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, podem ser acionados. 

Prevenção


Ministério da Saúde orienta como se prevenir nesses casos

• Não andar descalço; 
• Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem; 
• Nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros; 
• Não depositar ou acumular material inútil junto à habitação rural, como lixo, entulhos e materiais de construção;
• Controlar o número de roedores existentes na área para evitar a aproximação de serpentes venenosas que se alimentam deles;
• No amanhecer e no entardecer, nos sítios ou nas fazendas, chácaras ou acampamentos, evitar a aproximação da vegetação muito perto do chão, gramados ou até mesmo jardins.

Essas ações podem ser adotadas o ano todo. “Principalmente nessa época do ano onde ocorre alagamentos, portanto evitem ao máximo contato com águas paradas, quando for mexer com entulho, jardinagem e fazer trilhas. É bom usar botas, luvas, calça, camisa de manga cumprida, protegendo o corpo para evitar a picada. Quando encontrar o animal, afaste-se, não toque nele”, complementa a enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Maria Clara. 

 

Saúde