Saúde

IMUNIZAÇÃO

Povoados da Estrada do Arroz recebem campanha de vacinação de cães e gatos

Dia D", em 10 de novembro, terá 40 pontos de mobilização, das 8h às 17h

Publicado em: 26/10/2018 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Povoados da Estrada do Arroz recebem campanha de vacinação de cães e gatos

Ações envolvem também conscientização da população sobe os cuidados com animais (Foto: Edmara Silva)

Secretaria Municipal de Saúde, Semus, através da coordenação do Centro de Zoonoses, realizaram campanha de vacinação antirrábica canina e felina, em povoados da zona rural. Na quinta-feira, 25, equipes estiveram nas comunidades da Estrada do Arroz para os atendimentos.

“Iremos percorrer as comunidades do Olho D'água, São Félix, Coquelândia e Petrolina, na Estrada do Arroz”; informou Paulo Henrique Soares, coordenador do Centro de Zoonoses. Ele informou que em 10 de novembro será o Dia "D'" em todo município, com 40 pontos de vacinação, das 8h às 17h, para imunizar 24 mil cães e 12 mil gatos.

Ações envolvem, também, conscientização da população sobre os cuidados com animais na rotina diária, já que a raiva é uma doença que não tem cura e pode ser transmitida ao homem. 

Transmissão

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus da raiva, contido na saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordeduras. Trata-se de uma encefalite aguda, que leva vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. Por isso, é essencial a prevenção por meio da vacina. Pelo fato dos cães e gatos serem, em sua maioria, animais domésticos, são os principais transmissores da doença para os humanos. É preciso ficar atento aos sinais clínicos para ter um diagnóstico rápido e evitar a disseminação da doença.

Saúde