Saúde

PREVENÇÃO

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção ao Aedes aegipty

Período chuvoso aumenta a propensão do aumento dos casos de dengue, Zyca e Zika e Chikungunya.

Publicado em: 01/03/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção ao Aedes aegipty

Chuvas aumentam propensão dos focos do Aedes aegipty e respectivamente dos casos de Dengue, Zyca e Chikungunya. (Foto: Maira Soares)

A  Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, faz um alerta à população sobre a importância de combater o Aedes aegipty, mosquito transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa se dá, principalmente, em razão do período chuvoso em andamento na região, ocasião em que aumentam os riscos de proliferação do mosquito.

Medidas simples como limpar ou preencher pratos e vasos de plantas semanalmente com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos, tampar caixas d’água e manter garrafas de boca para baixo estão dentre as principais recomendações do Ministério da Saúde na guerra contra o Aedes aegipty.

O coordenador do Controle de Vetores, da Divisão de Vigilância em Saúde, Allan Dantas Melo explica que no período chuvoso há propensão de aumento na população do Aedes aegypti devido, principalmente, a ampliação do número de reservatórios onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos.

“Por isso que se faz de fundamental importância que as pessoas  redobrem os cuidados neste período com  recipientes/reservatórios  que possam acumular água e estejam expostos as chuvas, já que estamos tratando de uma relação diretamente proporcional, onde, quanto maior o número populacional do vetor, maior será a tendência de proliferação das doenças por ele transmitidas”, ressaltou o funcionário.

O primeiro Levantamento do Índice Rápido, LIRA, relatório que serve para demonstrar às autoridades federais de saúde sobre o quadro de infestação larvária do mosquito da dengue no país, realizado este ano, apontou que a situação no município de Imperatriz, ainda, é tranquila em relação ao número de casos. Na comparação entre os dados de janeiro de 2021 com os anos de 2020 e 2019 houve queda na quantidade de casos de Dengue, Zika e Chikungunya, mas isso não deve ser motivo para relaxar na prevenção. De janeiro até agora foram registrados no município apenas quatro casos de dengue.

Os sintomas

Quem é acometido pela Chikungunya ou zika virus apresenta sintomas bem parecidos como febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, prostração e dor atrás dos olhos.

Também é comum coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo e, ainda náuseas, vômitos e dores abdominais. Ao apresentar esses sintomas, a pessoa deve procurar, imediatamente, uma Unidade Básica de Saúde, UBS, para atendimento.

Saúde