Saúde

COVID-19

Prefeitura de Imperatriz intensifica combate ao novo coronavírus

O Centro de Referência em combate ao novo coronavírus é uma das principais ações da gestão no combate ao vírus.

Publicado em: 02/04/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Prefeitura de Imperatriz intensifica combate ao novo coronavírus

Centro de Referência de Atendimento em Coronavírus funcionará o antigo Hospital Escola da Facimp (Foto: Kayla Pacheco e Sara Ribeiro)

Anunciado esta semana como grande reforço nas ações do Município de Imperatriz no  combate ao novo coronavirus, o Centro de Referência Municipal para atender pacientes de Covid-19 terá uma estrutura com autonomia. O local que vai abrigar 10 leitos de UTI e 40 leitos de isolamento terá um gerador de energia elétrica e uma usina de gás natural.

O secretário municipal de saúde, Alair Firmiano, revelou que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde já trabalham para adquirir os equipamentos médicos que serão usados no centro, no entanto observou que há dificuldades nesses produtos. Os respiradores são os mais difíceis.

“O Brasil todo está tendo dificuldade na compra desse material porque não existe a pronta entrega, aqui em Imperatriz não tem e por isso teremos que comprar de fora, acontece que nem as fábricas estavam preparadas para uma demanda tão grande”, destacou acrescentando que na lista estão, ainda, um gerador de energia e uma usina de gás.

Alair Firmiano também falou sobre como será o atendimento no Centro. “O fluxo continua o mesmo, a pessoa que sente sinais e sintomas pode continuar procurando as Unidades Básicas de Saúde e as UPAS, e lá serão avaliadas pelo médico que vai indicar ou não a internação e se for o caso, o paciente vai ser encaminhado para este Centro de Referência de Atendimento em Coronavírus ou outra estrutura, desta vez do Estado”, explicou.

Testes rápidos

O titular da Semus adiantou que a pasta já está em negociação com uma das empresas que fornece teste rápido do novo coronavírus. Foram solicitados 1.000 testes que deverão ficar disponíveis para Imperatriz a partir do dia 15 abril. “Aguardamos também autorização da Anvisa para estes testes entrarem no Brasil e a partir do dia 15 estarão disponíveis e vamos ter em nossa cidade”, reforçou.

Alair Firmiano disse que do total de R$ 20 milhões destinados pelo Governo Federal ao Estado do Maranhão, o município de Imperatriz recebeu 589 mil reais que é o recurso que está sendo utilizado para montar os leitos de UTI e de isolamento. Sobre o quadro de pessoal, o secretário disse que o município convocou médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem aprovados em concurso que vão dar suporte na unidade voltada para o novo coronavírus.

Isolamento funciona

O secretário falou sobre o isolamento social que vem sendo adotado em Imperatriz, assim como em todo o pais. Ele disse que a medida vem funcionando muito bem e reforçou a campanha que vem sendo veiculada amplamente pelas autoridades em saúde e imprensa em geral: ”Se puder, fique em casa”.

 

Saúde