Saúde

Exército Brasileiro

Prefeitura e 50º Bis lançam campanha para combater o Aedes Aegypti

Publicado em: 09/02/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Prefeitura e 50º Bis lançam campanha para combater o Aedes Aegypti

Prefeitura e 50º Bis lançam campanha para combater o Aedes Aegypti (Foto: Linair Sousa Soares)

O Exércio Brasileiro, através do 50º. Batalhão de Infantaria de Selvas, vai unir forças com a Prefeitura de Imperatriz, na guerra contra o mosquito que transmite algumas das doenças que mais ameaçam as pessoas, inclusive na nossa região:dengue, zika vírus e chikungunya. Ontem, pela manhã, durante um encontro com a imprensa, as estratégias foram detalhadas.

A ação é preventivo e visa evitar índices mais elevados de infestação dos focosdo mosquito:de 13 a 17 de fevereiro, militares do exército atuarão juntamente com os agentes de endemias do município. Para tanto, foi feito um levantamento das áreas de risco da cidade, onde as equipes vão fazer visitas, com distribuição de materiais informativos e destruição dos focos do mosquito transmissor das doenças.

“O objetivo é educar e fazer essa força-tarefa para ampliar as ações de combate ao mosquito. Já começamos pelas escolas. Temos que trabalhar nossa base, e é na escola onde se modela a cultura e a forma de agir das pessoas”, ressalta o prefeito Assis Ramos.

Essa ação estratégica, segundo explica o comandante do 50º Bis,Tenente Coronel Roberto FurtadoBatista, aumenta o número de equipes que estarão nas ruas durante a próxima semana. “Estaremos fazendo visitas nos bairros onde a situação é mais crítica, cobrindo pelo menos um terço da área total da cidade. Agora temos o reforço de um drone, para possibilitar a vigilância em casas fechadas”, ressalta.

Vale lembrar, que para realização dessa ação, os militares do 50º Bis passaram por uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Assis Ramos ressalta também que a população tem papel fundamental no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

 “Se ela não ajudar, nossa tarefa não terá êxito. Antecipamos as ações de combate em parceria com o Exército para intensificar e diminuir os índices, atendendo o maior número possível de residências. Queremos dar mais segurança a população, contudo, a responsabilidade não é só do município e do Exército, mas de todos nós”, declarou Assis Ramos.

Saúde