Saúde

SERVIÇO

Profissionais da saúde recebem capacitação em atendimento

Com foco na humanização, discussões estão centradas nas diretrizes do SUS

Publicado em: 14/05/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Profissionais da saúde recebem capacitação em atendimento

Capacitação objetiva melhorar atendimento na Rede Pública de Saúde (Foto: Patrícia Araújo)

Com objetivo de melhorar o atendimento oferecido na Rede Pública de Saúde, foi realizada nesta segunda feira, 14, capacitação direcionada aos profissionais do Município. Participam nesse primeiro momento, diretores de Unidades Básicas de Saúde, UBS´s, vigias, secretários e recepcionistas do distrito Cafeteira, que abrange as UBS´s da Vila Lobão, Parque Amazonas e Vila Redenção.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente da Saúde, NEPS, Manoel Pereira, o treinamento é uma formação sobre o que é o SUS, com foco na humanização do atendimento. Os temas abordados foram: “Como humanizar o trabalho dentro das unidades”, com o fisioterapeuta do NASF, Rômulo Daian, e, “relação interpessoal”, com a psicóloga do NASF, Suzana Alves, que trabalhou sobre relacionamento dentro das Unidades Básicas de Saúde.

Foi realizada também, escuta qualificada para mostrar como os profissionais devem atender os pacientes e, oferecida aos diretores de unidade formação sobre a forma de gerenciar uma unidade da saúde.

“Todos os funcionários da saúde deverão participar da capacitação, que será feita por etapas e passará por todos os distritos da saúde, bem como da Vila Nova, Santa Rita, Bacuri e Nova Imperatriz” – informa Manoel. Segundo ele, haverá também uma capacitação específica para os enfermeiros e médicos que trabalham nas UBS´s.

Para a enfermeira Tânia Sueli, é um evento importante para relembrar questões relacionadas ao SUS, ao atendimento. Vai ampliar o conhecimento que cada funcionário já tem, com a troca de saberes. Ela afirma que “é um feito da gestão atual, para atualizar os servidores e, com isso, só tem a melhorar o serviço de saúde”.

Saúde