Saúde

AÇÃO

Prefeitura oferece testes rápidos em comemoração ao dia do farmacêutico

Programação homenageia os profissionais e promove mais agilidade nos serviços de saúde

Publicado em: 20/01/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Prefeitura oferece testes rápidos em comemoração ao dia do farmacêutico

O setor responsável pelo evento realiza o controle e envio dos fármacos para as UBS (Foto: Assessoria)

Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, a Central de Assistência Farmacêutica, CAF, ofereceu para a população testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além da aferição de pressão e testes glicêmicos. A ação ocorreu durante toda manhã no Complexo de Saúde dos Três Poderes, em comemoração ao Dia do Farmacêutico. Os profissionais também prestaram atenção e assistência farmacêutica, com a esclarecimento de dúvidas a respeito de medicações.

Os serviços prestados possibilitaram mais agilidade no acesso dos cidadãos e divulgaram a importância de realizar esse tipo de exames com frequência. “A Central é um dos setores primordiais da rede de saúde do município. Essa ação no Três Poderes é uma homenagem à esses profissionais tão essenciais para a saúde de nossa cidade”, declarou a coordenadora geral da Assistência, Guimar Santos.

A CAF é responsável pelo controle e envio dos fármacos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, para as Unidades Básicas de Saúde, UBS, dos bairros e também à unidade que funciona dentro da Penitenciária Regional de Imperatriz. O setor trabalha com seis servidores farmacêuticos e, além da distribuição para as unidades, a central atende pessoas com deficiência e acamados, assim como realiza a distribuição de psicotrópicos para Rede de Saúde Mental.

Os pedidos de medicamentos são feitos periodicamente, com atenção nas demandas mensais para que não faltem as substâncias necessárias aos usuários que precisam. A escolha dos medicamentos a serem adquiridos é realizada por uma comissão de farmácia e terapêutica, com representantes da CAF, DST/AIDS e Atenção Básica.

Saúde