Saúde

ALERTA

Prefeitura promove ação social alusiva ao Dezembro Vermelho

Evento visa conscientizar população sobre a importância da prevenção e combate as DST/Aids

Publicado em: 04/12/2018 por Francisco Lima

Secretaria de Saúde

Prefeitura promove ação social alusiva ao Dezembro Vermelho

Dezembro Vermelho realiza ações de conscientização (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, promoveu na tarde desta terça-feira, 4, ação social alusiva a campanha Dezembro Vermelho. Evento, no Centro de Saúde Vila Lobão, objetiva combater o crescimento da AIDS e demais contaminações sexualmente transmissíveis.

Foram oferecidas atividades educativas em saúde, distribuição de preservativos e teste rápido de HIV, Sífilis e informativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, IST, aos moradores do bairro e comunidades vizinhas atendidas no posto.

Pátila Deise, enfermeira e uma das coordenadoras da ação, reforça o alerta para que a população se conscientize sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção das IST. “Para que a doença mantenha-se sob controle é de total importância o diagnóstico precoce, em especial a AIDS, que ainda não tem cura, mas possui tratamento. O teste é rápido e qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode fazer o exame”, ressalta.

A psicóloga Tâmara Rocha, explica que nos dias atuais não existe um grupo específico para contrair a doença, e que a questão do preconceito ainda é uma barreira para o tratamento. “A doença infelizmente existe e ainda é crescente, atingindo toda faixa etária. Muitas mulheres não se abrem sobre o assunto, o que dificulta de certa forma o diagnóstico precoce”, alerta.

As ações do Dezembro Vermelho são realizadas durante todo o mês, com ações preventivas, palestras e testes rápidos em vários pontos da cidade. A testagem é gratuita e disponíveis nos postos de saúde do município.

Saúde