Saúde

AÇÃO

Prefeitura realiza segunda etapa de assistência emergencial de cuidado com a saúde mental

Ações são voltadas aos servidores que trabalham na linha de frente da Covid – 19

Publicado em: 06/04/2021 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Prefeitura realiza segunda etapa de assistência emergencial de cuidado com a saúde mental

Informação e conhecimento são muito importantes para compreender essas manifestações que acontecem na vida mental (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Rede de Saúde Mental, realiza plano contínuo de assistência aos problemas causados na mente durante a pandemia. Além do atendimento à população, equipe de profissionais presta também assistência emergencial direcionada aos servidores que estão incansavelmente dando o seu melhor para salvar vidas, na linha de frente da Covid-19.

A segunda etapa do projeto teve início nesta segunda-feira, 05, onde os especialistas fizeram o atendimento individual de cada profissional, indo nas Unidade Básica de Saúde, UBS, UPAs e Hospital de Campanha. Encaminhando, de acordo com a necessidade, para iniciar o tratamento.

A coordenadora da saúde mental, Kátia Carvalho, explica que a informação sobre os cuidados com a saúde mental tem que chegar a todos, inclusive aos profissionais que estão na linha de frente, trabalhando arduamente desde o início da pandemia.

“Para nós da rede de saúde mental é extremamente importante trabalhar esse momento com os profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, por já existir na própria área da saúde fatores de estresses nos serviços de saúde em geral. E cuidar de pacientes que sofrem desse vírus tão letal pode ter um efeito emocional muito grande ao profissional, é normal que eles se sintam sobrecarregados e em intensa pressão”, destaca Kátia.

Ela ressalta ainda que o estresse deste momento não significa fraqueza ou incompetência do profissional, sendo muito importante essa interação direta entre corpo, mente e conhecimento. 

A Rede de Saúde Mental do município amplia cada vez mais o plano emergencial que está em pleno funcionamento desde maio de 2020. Medida busca a execução de ações e alternativas para garantir atendimento presencial, por ligação telefônica ou aplicativo WhatsApp.

O município se compromete e reafirma toda a gratidão aos profissionais que cuidam tão bem da população. Atualmente são ofertados quatro pontos para auxiliar qualquer pessoa que esteja precisando de cuidados com a saúde mental.

Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz

Horário de Atendimento – 07h às 18h

Endereço: Rua Amazonas, 520 – Centro

Telefone: (99) 99150-8693

Centro de Atenção Psicossocial Infanto – Juvenil

Horário de Atendimento – 08 às 18h

Endereço: Rua Itamar–Guará, nº2223 – Três Poderes

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AS III – Álcool e Drogas

Horário de Atendimento – 24h

Endereço: Rua Projetada B, Complexo de Saúde – Parque Anhanguera

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III – Renascer

Horário de Atendimento – 24h

Endereço: Rua Projetada B, Complexo de Saúde – Parque Anhanguera.

Saúde