Saúde

PREVENÇÃO

Programa de Controle da Tuberculose inicia campanha na Casa do Idoso Feliz

O objetivo é chamar atenção da população, gestores e profissionais de saúde em relação aos sinais e sintomas da doença

Publicado em: 20/03/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Programa de Controle da Tuberculose inicia campanha na Casa do Idoso Feliz

O momento musical foi um dos mais animados do evento (Foto: João Rodrigues)

Começaram pela ‘Casa do Idoso Feliz’, as ações do Programa de Controle da Tuberculose, ligado a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, com objetivo de combater a doença. A programação voltada aos idosos ocorre durante dois dias e encerra nesta quarta-feira, 20. A partir de quinta-feira a equipe do programa dará continuidade ao trabalho com visitas a outros locais como as unidades prisionais de Imperatriz.

"Realizamos ações durante todo o ano, mas intensificamos em março em homenagem ao Dia Internacional de Luta Contra a Tuberculose. Nesta campanha vamos trabalhar as populações vulneráveis, aquelas pessoas com maior risco de adoecimento como idosos, portadores de HIV, presidiários, e já começamos com as pessoas da terceira idade, destaca a coordenadora do programa, Menildes Paixão Ribeiro.

Na Casa do Idoso, os frequentadores foram divididos em dois grupos, um no período matutino e outro no vespertino, para participarem de oficinas pedagógicas com o tema Tuberculose tem cura, que envolveu atividades lúdicas e de cunho educativo além de música ao vivo. "Tudo foi repassado de forma lúdica, brincando com eles, para trabalhar o cognitivo, fazendo construção de cartazes, paródias, brincando e pulando que é a forma mais fácil para o idoso aprender sem se cansar’, explicou a coordenadora do programa.

Com 77 anos, a professora aposentada Domingas Machado Batista, aproveitou para agradecer a oportunidade de aprender com tantas atividades divertidas. É muito bom sentir que a gente tem valor e nos movimentar, porque ficar parado só serve para nos enferrujar".

A idosa ainda ressalta que, a ociosidade entre os idosos é o caminho para a tristeza, a depressão e a tuberculose dentre tantos outros problemas e a ação da Secretaria Municipal de Saúde é bem-vinda e um retorno ao cidadão do que ele faz pagando aos seus impostos. "A gestão do Prefeito Assis Ramos tem feito isso e acho maravilhoso, porque vejo que muita gente está voltando a viver com dignidade", afirmou.

Tuberculose

É uma doença infecciosa e contagiosa causada por um micróbio chamado "bacilo de Koch", que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

Os sintomas da tuberculose são: tosse por mais de 3 semanas, falta de apetite e emagrecimento, suor noturno, dor no peito e cansaço e febre baixa no fim de tarde. Para fazer o tratamento basta que pessoa se dirija a Unidade de Saúde mais próxima e solicitar orientação. O  diagnóstico é feito através de exame de escarro.

O tratamento não pode ser interrompido, sob pena de a doença voltar e dificultar a cura.

Saúde