Saúde

MOBILIZAÇÃO

"I Caminhada Passos que Salvam" alerta para prevenção do câncer

Ação foi realizada, simultaneamente, em centenas de municípios brasileiros

Publicado em: 27/11/2017 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

"I Caminhada Passos que Salvam" alerta para prevenção do câncer

Primeira edição da caminhada “Passos que Salvam” reuniu mais de 1.500 pessoas (Foto: Patrícia Araújo)

A primeira edição da caminhada “Passos que Salvam”, coordenada pelo Hospital do Câncer de Barretos, aconteceu na manhã do último domingo, 26, em Imperatriz. Mobilização reuniu mais de 1.500 pessoas que percorreram cinco quilômetros, passando pelas principais ruas e avenidas da área central. A concentração, largada e encerramento foi na Praça Brasil. Participaram, também, ciclistas de diversos clubes de pedal da cidade.

“É uma causa nobre. Passos que Salvam é uma porta de esperança para os jovens da nossa região, não poderíamos deixar de estar aqui, de ajudar neste evento” – ressaltou o presidente do Clube do Pedal Amador, CPA, Adailton Gama, que levou cerca de 50 ciclistas para o evento.

De acordo com a coordenadora local do projeto, Gisele Dias, a caminhada é um alerta à população. "Precisamos conscientizar sobre a prevenção do câncer infantojuvenil, esclarecer e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas da doença é fundamental. Para isso, realizamos palestras há sete meses e hoje é a caminhada” – explicou. Além disso, segundo ela, o mais importante do “Passos que Salvam” é a garantia de tratamento aos jovens de Imperatriz no Hospital do Câncer de Barretos, referência para América Latina. Desde que Imperatriz aderiu ao projeto, em abril de 2017, 30 jovens entre 0 a 18 anos já foram encaminhados.

A atendente Camila Almeida, que participou da caminhada, relata que seu irmão de 16 anos será o próximo beneficiado pela campanha. “Wilson foi diagnosticado com leucemia, procuramos a professora Gisele e em dois dias recebemos a confirmação do hospital. Nesta terça feira, 28, ele será transferido e vai ter a oportunidade de se tratar dentro da melhor estrutura de oncologia do Brasil” – destacou.

Para o tratamento, interessados devem procurar o Núcleo para o Rastreamento do Câncer Infantojuvenil, na ala de Oncologia Infantil do Centro Médico Municipal – Rua Luís Domingues, Centro, anexo ao Socorrinho. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Saúde