Saúde

FORMAÇÃO

SAMU e Setran firmam parceria para capacitação mútua de servidores

Curso começou nesta segunda-feira,9, na sede do serviço para agentes de trânsito.

Publicado em: 09/09/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

SAMU e Setran firmam parceria para capacitação mútua de servidores

Lançado projeto de capacitação mútua de servidores. (Foto: João Rodrigues)

Com objetivo de aumentar as chances de salvar vidas em acidentes de trânsito, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU firmou parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, para a realização de um treinamento mútuo entre servidores das duas áreas.

O projeto “Samu e Setran: juntos pela Vida”, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira,09 na sede do SAMU com a presença do secretário de Saúde, Alair Firmiano, o coordenador-geral do SAMU, Alexsandro Freitas, o titular da Setran Leandro Braga e a secretária adjunta de saúde, Mariana Jales.

Pelo convênio, cerca de 35 servidores da Setran vão passar por uma capacitação sobre atendimento pré-hospitalar e em contrapartida, quando todos os socorristas do SAMU receberão treinamento sobre legislação de trânsito. 

“Já tivemos a parceria da Semus com o Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Civis e agora com a Secretaria de Trânsito que vai permitir que os agentes de trânsito sejam capacitados por nossos servidores do SAMU para o primeiro atendimento à vítima no local do acidente, evitando danos maiores até a chegada do paciente ao hospital”, ressaltou o secretário de saúde, Alair Firmiano.

O titular acrescentou que este é mais um projeto inédito desenvolvido pela gestão do prefeito Assis Ramos na área da saúde, em especial no SAMU. Desde 2016, segundo ele, o SAMU vem recebendo melhorias na estrutura e em capacitações de pessoal. Ações vão resultar em melhora no atendimento da população.

Alexsandro Freitas detalhou que após o treinamento de dois dias ministrado por profissionais do Núcleo de Educação Permanente, NEP, nos períodos da manhã e tarde, iniciado nesta segunda-feira,9, os agentes de trânsito poderão fazer atendimentos como estancar sangramento ativo e proteger a vítima, caso ela esteja vomitando e etc.

O secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, ressaltou que antes deste projeto as duas pastas já trabalhavam em parceria relacionada aos acidentes de trânsito a partir da criação do Grupo Tático de Trânsito, GTT, quando foi criado um “link direto de comunicação”.

“Há uma situação que dá para os agentes intervirem se tiverem treinamento e isso é que vai acontecer, para auxiliar o Samu no local” observou acrescentando que essa parceria é fundamental nos casos de acidentes com várias vítimas.

Curso ministrado pela Setran

A capacitação promovida pelo Setran será sobre legislação de trânsito para os condutores das ambulâncias e motolância do Samu em legislação de trânsito e direção defensiva. A previsão é que curso inicie logo após a capacitação do SAMU.

“É melhor saber e não precisar do que precisar e não saber. Portanto é muito importante saber se comportar diante de uma cena de emergência e principalmente, o que fazer antes que socorro chegue”, resumiu Reneclei de Sousa, técnico de enfermagem do Samu e um dos instrutores da capacitação.

 

Saúde