Saúde

QUALIFICAÇÃO

SAMU realiza capacitação para funcionários da Casa Residência Terapêutica

O curso rápido abordou exclusivamente sobre técnicas e treinamento em parada cardio respiratória e engasgo.

Publicado em: 13/09/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

SAMU realiza capacitação para funcionários da Casa Residência Terapêutica

Servidores da Casa Residência Terapêutica recebem treinamento sobre paradas cardio-respiratórias e engasgos. (Foto: Assessoria)

Depois do Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Civis e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, chegou a vez do SAMU Regional Imperatriz firmar parceria com a Casa Residência Terapêutica, da Rede de Saúde Mental. Os dois órgãos são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

O coordenador-geral do SAMU, Alexsandro Freitas explica que um incidente ocorrido na Residência Terapêutica acabou ligando o sinal de alerta e pesou para a realização de um curso para os funcionários da Casa sobre parada cardio-respiratória e engasgos.

”Na semana passada teve um caso desse na unidade e pela falta de conhecimento dos funcionários da casa, dentro dessa área, o paciente quase veio a óbito, mas um enfermeiro que lá estava e já tinha passado por atendimento pré-hospitalar e hospitalar tinha esse conhecimento e acabou dando acompanhamento até a chegada do SAMU”, disse.

O coordenador destacou que após o episódio, a coordenação da Casa Residência Terapêutica procurou o SAMU que promoveu uma capacitação aos servidores.  O treinamento ocorreu na quarta-feira, 11, com grande aproveitamento.

O curso rápido abordou exclusivamente sobre técnicas e treinamento em parada cardio respiratória e engasgo.

Capacitação com a Setran

Alexsandro Freitas avaliou bem a primeira etapa da capacitação realizada na parceria SAMU e Setran, que consistiu na realização de uma capacitação para agentes de trânsito. A segunda etapa, quando os condutores de ambulância e motolância do SAMU deverá acontecer na próxima semana.

Saúde