Saúde

SERVIÇOS

SAMU Regional Imperatriz divulga balanço de atendimentos de janeiro a março

74% foram ocorrências e 26% foram transferências de pacientes entre hospitais

Publicado em: 17/03/2021 por João Rodrigues

Serviço de Atendimento Móvel e Urgência

SAMU Regional Imperatriz divulga balanço de atendimentos de janeiro a março

Aumentou o número de casos de covid-19 na Região. (Foto: Maira Soares)

O SAMU Regional Imperatriz divulgou o balanço das ações realizadas entre os dias 1º de janeiro e 10 de março deste ano em sua área de cobertura, que compreende a mais de 1 milhão de habitantes distribuídos por 14 municípios da Região Tocantina. Uma das constatações do levantamento é que houve aumento no número de atendimentos dos casos de Covid-19.

No período de 69 dias, a Central de Regulação de Urgências -CRU- do SAMU 192, Regional de Imperatriz, fez a regulação de 923 casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 em toda a Regional, o que resulta em uma média de 15 atendimentos por dia.

Em Imperatriz o serviço atendeu 445 casos de Covid-19, uma média de 7 atendimentos por dia, o que representa 48% de todos os atendimentos da Regional.

Dentre os atendimentos feitos na cidade de Imperatriz, 74% foram ocorrências e 26% foram transferências de pacientes entre hospitais.

Ainda de acordo com o levantamento, a  média em toda Regional no mês de janeiro de 2021 foi de 11 atendimentos por dia.

“Comparando com o mês de março, houve um aumento de 90% na média de atendimentos comparando com janeiro”, diz o relatório.

“A situação é preocupante, os casos cada dia aumentam mais, devemos  nos educar em relação ao uso de máscara, higienizar as mãos e ao distanciamento social, mas queremos dizer que a população de Imperatriz e região pode ficar tranquila que o SAMU está preparado e tem dado conta da demanda de casos”, disse a coordenadora do SAMU, Kelma Costa.

A funcionária destacou que “o aumento de casos tem se dado de maneira quase que exponencial, e que cada cidadão deve atender a todas as  medidas de prevenção que estão ao seu alcance, se puder ficar em casa, fique, se não puder, tenha cuidados redobrados“.

Saúde