Saúde

INICIATIVA

Saúde Mental oferta atendimento psiquiátrico por telefone

Atendimento por chamada de vídeo ocorre nesse período de pandemia

Publicado em: 29/05/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Saúde Mental oferta atendimento psiquiátrico por telefone

Para realizar o agendamento, informe o dia e horário para a consulta, de acordo com a disponibilidade da Rede de Saúde Mental (Foto: Maira Soares)

Pacientes de Imperatriz agora podem ter atendimento psiquiátrico sem sair de casa. É que a Rede de Saúde Mental do município iniciou, nesta semana, o teleatendimento para os pacientes e profissionais da saúde. A proposta é atender as pessoas sem que elas saiam de casa durante a pandemia do novo coronavírus.

O projeto inovador vai atender pacientes já em tratamento no Ambulatório de Saúde Mental, pessoas que não estejam na rede de atendimento do CAPS, e demais profissionais da saúde. Para ter acesso, é necessário agendar horário por meio do telefone (99) 99150-8693.

O paciente também precisa de um celular com acesso ao WhatsApp, uma vez que a consulta será por chamada de vídeo. “Havendo necessidade de prescrição de receituário especial, azul ou amarelo, estes serão enviados diretamente ao domicílio do paciente, via Correios”, ressalta a coordenadora da saúde mental, Kátia Carvalho.

COMO VAI FUNCIONAR?

Para realizar o seu agendamento, informe o dia e horário para a consulta, de acordo com a disponibilidade da Rede de Saúde Mental. No dia da consulta, reserve, pelo menos, 30 minutos. Caso haja necessidade de retorno, deve ser informado ao setor de agendamento. Importante lembrar que a câmera e o microfone do telefone precisam estar ligados. O sigilo das informações dos pacientes será resguardado.

A prescrição médica eletrônica poderá ser enviada por WhatsApp, SMS ou e-mail, em até 24h. Não é necessário levar a prescrição impressa nas farmácias, apenas a apresentação do código gerado na receita, ou do QR Code.

Se houver necessidade de prescrição médica em receituário especial azul ou amarelo, o paciente receberá a via original da receita impressa no seu endereço residencial, no prazo de envio dos Correios, recebendo em até três dias úteis, além do o código de rastreio da remessa via e-mail, SMS e WhatsApp.

Saúde