Saúde

ATENÇÃO BÁSICA

Saúde realiza atendimentos diversos à população no Povoado Cacauzinho

A Atenção Básica realiza essas ações regularmente e a próxima já está sendo preparada

Publicado em: 20/11/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Saúde realiza atendimentos diversos à população no Povoado Cacauzinho

Profissionais de saúde realizaram vários tipos de atendimentos em saúde no Cacauzinho (Foto: Maira Soares)

Com objetivo de levar diversos atendimentos em saúde para população de localidades mais afastadas do Centro, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Departamento de Atenção Básica em Saúde, realizou nessa quinta-feira, 19, uma ação em saúde no Povoado Cacauzinho. Os atendimentos foram para todos os públicos.

Durante uma manhã inteira foram ofertados atendimentos médicos, de enfermagem, testes da Covid-19, entrega de medicação além de aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Ação como esta  faz parte do cronograma regular da Atenção Básica e da política de atenção a saúde pública.

A coordenadora da Atenção em Saúde Primária, Sormane Branco ressaltou que o público-alvo são pessoas que estão mais distantes das Unidades Básicas de Saúde, UBS.

“Essas ações são importantes porque as Unidades Básicas ficam longe desse povoado, mesmo ele fazendo parte da área da Vila Fiquene, e nós levamos estes serviços para ficarmos mais próximos da população”, justiçou a coordenadora.

Sormane destacou que a “Atenção Básica é isso: oferece atendimentos regulares nas UBS, e se preocupa em descentralizar o atendido aos locais mais distantes, onde a população não tem fácil acesso e é mais vulnerável”.

Com a execução da ação de ontem, a Atenção Básica já planeja o próximo evento que será num bairro que ainda está sedo definido.

O QUE É A ATENÇÃO BÁSICA

De acordo com o Ministério da Saúde, a Atenção Básica ou Atenção Primária é chamada de “porta de entrada” dos usuários do Sistema Único de Saúde, SUS.

A finalidade dela é orientar quanto a prevenção de doenças e resolver agravos a saúde e direcionar os mais graves para níveis de atendimento em complexidade. 

Também é definida como um filtro que organiza o fluxo dos serviços nas redes de saúde, desde os mais simples aos complexos.

Conforme politica nacional de saúde, no Brasil existem vários programas governamentais que têm relação com a Atenção Básica de Saúde, dentre eles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), responsável pela oferta de serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Saúde