Saúde

PREVENÇÃO

Mobilização incentiva teste rápido de Aids e IST's

Ação pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, será realizada nesta sexta-feira, 1°, na Praça de Fátima e Calçadão

Publicado em: 30/11/2017 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Mobilização incentiva teste rápido de Aids e IST's

Ação faz parte do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. (Foto: Agência Imperatriz)

Campanha com objetivo de alertar a população para a necessidade de se prevenir contra o HIV, começa nesta sexta-feira, 1°, na Praça de Fátima e Calçadão. Programação marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e outras Infecções Sexuais Transmissíveis, IST's, com ações da Secretaria Municipal de Saúde, Semus. Dentre as novidades deste ano está a primeira edição da campanha “Dezembro Vermelho”, nomenclatura adotada pelo Ministério da Saúde para chamar a atenção das ações preventivas, assim como ocorre com o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

“Vamos trabalhar neste Dezembro Vermelho de 2017 enfatizando a importância da testagem rápida, uma furadinha de um segundo e dura quinze minutos para sair o resultado, e independentemente, do resultado positivo ou negativo, temos todo um aconselhamento para a pessoa sai daqui conscientizada”, anunciou a coordenadora do programa municipal de ISTs /Aids, Hélcia Regina Lima Gonçalves.

A campanha será realizada este ano com a participação de servidores do Município e estudantes da Escola Mourão Rangel, da rede estadual de ensino, que farão abordagens, em especial, a jovens e adolescentes para alertá-los sobre a importância da prevenção, com a distribuição de laços vermelhos e material informativo. 

Será lançado, também, o Serviço de Atendimento Especializado, SAI, voltado para adolescentes e jovens, o que explica o foco maior da campanha nesse público. “Sabemos que o jovem e adolescente tem uma linguagem diferente de um adulto de 40 anos, de uma criança de sete anos e precisamos trazê-lo para aderir ao tratamento, para que ele se sinta mais acolhido”, disse. Oficialmente o serviço deverá começar a funcionar em janeiro de 2018.

Hélcia Gonçalves ressaltou que o SAI também é voltado ao público infantil, e funciona no Hospital Regional Materno Infantil. Já o SAI Adulto funciona na sede da coordenação de ISTs /Aids. 

 

Números da Aids

Desde o surgimento do primeiro caso, já foram 1.664 notificações positivas para Aids na Coordenação de ISTs /Aids em Imperatriz. Desses, 596 são residentes no município. De 2004 até agora foram 268 registros positivos para HIV, dos quais 188 são da cidade. Programa atende, atualmente, 970 pacientes em tratamento.

“Podemos afirmar que o número de casos de HIV aqui está estabilizado", finalizou.

 

Cronograma de atendimento

Quem perder a oportunidade de fazer o teste rápido nesta sexta, poderá fazê-lo na coordenação do programa de ISTs /Aids no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para fazer novos exames. O teste diagnostica quatro marcadores: HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A partir do dia 4, programação segue com palestra no Campus da UFMA, pela equipe do programa, e dia 6 será realizada uma visita à Funac, onde serão disponibilizados testes rápidos aos internos.

Saúde