Saúde

PREVENÇÃO

Secretaria de Saúde lança campanha de prevenção as ISTs no Carnaval

A blitz foi realizada em frente a Secretaria Municipal de Saúde, Semus

Publicado em: 01/03/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde lança campanha de prevenção as ISTs no Carnaval

Durante o Carnaval equipe vai distribuir kit-folião na Avenida Beira-Rio (Foto: João Rodrigues)

Está aberta oficialmente a campanha de prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis, ISTs, durante o período do Carnaval em Imperatriz. Durante os quatro dias de folia momesca, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, pretende distribuir aos foliões em torno de 75 mil unidades de preservativos, dentre masculinos e femininos.

Realizada na manhã desta sexta-feira, 1º, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa em frente a Semus, servidores durante a blitz fez a distribuição do “kit folião” composto por preservativos (masculino ou feminino), lubrificantes e material com informações e orientações sobre as doenças comuns ao período da folia.

A coordenadora do Programa Municipal de ISTs, Renata Pilar Nogueira Fernandes, destacou que durante o Carnaval uma equipe vai distribuir o kit no corredor da folia, na Avenida Beira-Rio. Quem preferir pode se deslocar até o posto do programa para receber os preservativos e material educativo. “Estamos distribuindo um porta camisinhas personalizado que serve também para guardar o celular se chover,  o importante é que a pessoa esteja com o preservativo”, ressaltou.

Motoristas e motociclistas que passaram pela blitz aprovaram a ação da Semus, como foi o  caso do trabalhador na área de transportes na cidade. “Essas ações são importantes, principalmente nessa época do ano. O prefeito Assis Ramos está de parabéns, porque está desenvolvendo um trabalho muito bom em relação a saúde”, disse Delieldon Barbosa.

Presente na ação de lançamento da campanha, a secretária adjunta da Semus, Mariana Jales, ressaltou que a preocupação da gestão municipal é aumentar as ações de promoção de saúde e também a manutenção de programas de combate as DST's/HIV-Aids e as Hepatites Virais que atuam o ano inteiro, mas reforçam as atividades no Carnaval para alertar os foliões.

Atendimento

Após o Carnaval o Programa de ISTs volta a funcionar em sua sede do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, onde são realizados testes rápidos anti-HIV, atende pessoas infectadas e distribui preservativos.

Conforme dados da Semus, desde o surgimento do primeiro caso até agora foram 1.787 notificações positivas para AIDs em Imperatriz e municípios atendidos pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, ISTs.

O número pode ser maior, segundo Renata Fernandes, porquê até 2014 os casos de HIV não eram notificados. Ela ressalta que a pessoa que apresenta diagnostico de HIV, significa que possui o vírus da AIDs, mas necessariamente, ainda, não possui a doença, que pode ser tratada com medicamentos que dão melhor qualidade de vida aos pacientes.

Saúde