Saúde

ATENÇÃO BÁSICA

Ações da Secretaria de Saúde incentivam aleitamento materno

A campanha 2019 apresenta um número de mais de 700 mulheres alcançadas

Publicado em: 21/08/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Ações da Secretaria de Saúde incentivam aleitamento materno

Conteúdo de incentivo à amamentação é repassado para as mães (Foto: Arquivo)

Dando continuidade à campanha do Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, segue com agenda de ações sobre o incentivo à amamentação. Com o tema, Amamentação Empodera e Une Famílias, a Semus continua com as visitas nas Unidades Básicas de Saúde, UBS's divulgando informações de incentivo a alimentação do recém nascido, por meio do aleitamento materno.

A ação desta quarta-feira, 21, aconteceu na UBS Milton Lopes, com a participação de 125 lactantes. Sobre o balanço parcial do público atingido nas UBSs da Vila Macedo, Camaçari, Itamar Guará, Pq. Senharol, Ouro Verde, Planalto, Cafeteira, Nova Vitória, Vila Fiquene, Nilton Lopes, São Salvador foram de 613 pessoas, e segue com uma estimativa de público no Pq. do Buriti, Pq. Amazonas, Vila Nova, Vila Lobão de 223 mulheres.

O secretario da Semus, Alair Firmiano, destaca que, “a campanha inicia na primeira semana de agosto e envolve mais de 170 países. No Brasil, seguimos a agenda mensal de agosto potencializando ações de incentivo, da atenção básica, ao aleitamento materno durante todo o ano. A gestão municipal oferece serviços de pré-natal nas UBSs, que tem como protocolo o estímulo das mamas para o período da amamentação que é o grande diferencial para a saúde do recém nascido”, esclarece.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher do Município de Imperatriz, Thamisa Fialho, as formas de como o conteúdo de incentivo à amamentação é repassado para as mães é algo de extrema importância. “Dentro das abordagens, temos as palestras e uma dramatização teatral em que são retratados os principais erros cometidos e o que não deve ser feito. Dentro desse universo, a coordenadora do banco de leite humano esclarece possíveis dúvidas”.

Para ela, a campanha 2019 apresenta um número de mais de 700 mulheres alcançadas, “é uma quantidade significativa, pois alertamos e conscientizamos essas mães sobre a importância da amamentação para ela e para a família”.

Importância do cuidado com as mamas

O preparo das mamas para a amamentação começa antes do nascimento do recém nascido,no período do pré-natal, “o estímulo das mamas, que é uma espécie de massagem, é ensinada pela enfermeira responsável pelo pré-natal na unidade. Nos cuidados, é sugerido o banho de sol, pela manhã, às 7h, com o objetivo de, quando o bebê nascer, não tenha que passar dias para que a mãe comece a produzir leite, o que causa sofrimento para ambos”, explica a coordenadora Thamisa Fialho.

Saúde