Saúde

PREVENÇÃO

Saúde atualiza caderneta de vacinas de alunos da rede pública

Foram disponibilizados 16 tipos de doses para faixa etária até 15 anos

Publicado em: 16/03/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Saúde atualiza caderneta de vacinas de alunos da rede pública

Objetivo é imunizar 100% dessa faixa etária e cumprir de forma mais eficiente as metas de cobertura vacinal do município. (Foto: Assessoria)

Para atualizar a caderneta de vacina dos adolescentes imperatrizenses, equipes das Unidades Básicas de Saúde estão indo até as escolas para aplicação das doses em atraso. Objetivo é imunizar 100% os alunos com até 15 anos, e cumprir de forma mais eficiente as metas de cobertura vacinal do município.

“Nossa finalidade maior é imunizar a população e diminuir ainda mais a incidência de doenças que podem ser prevenidas por vacinas. Essa semana, por exemplo, já vacinamos alunos das escolas municipais José de Alencar, Marieta Albuquerque, Edinan Morais e Paulo Freire” – informou o secretário de Saúde, Alair Firmiano. Ele ressalta que em algumas escolas as equipes voltam diversas vezes para que não fiquem estudantes sem vacinação.

Segundo a coordenação da Atenção Básica, a campanha é permanente e chegará a todas as escolas. “Para isso, além dos profissionais da Estratégia e Saúde da Família, a equipe do Programa Saúde na Escola, PSE, e Núcleo de Apoio a Saúde da Família, NASF, estão juntos nessa ação” – esclareceu a coordenadora Érika Tourinho. Ela acrescenta que, só na escola Paulo Freire, serão atendidos aproximadamente 1.000 alunos.

Antes da aplicação das doses, são avaliadas as cadernetas de vacinas dos alunos e conforme identificado à necessidade de cada um, são aplicadas as doses. Contudo, vale ressaltar que são disponibilizados 16 tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Saúde