Saúde

AÇÃO

Segunda fase do Inquérito Sorológico da Covid-19 inicia hoje

Dos 66 municípios, serão testadas 5.100 pessoas

Publicado em: 19/10/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Segunda fase do Inquérito Sorológico da Covid-19 inicia hoje

Amostras coletadas serão enviadas ao Laboratório Central do Maranhão (LACEN-MA), onde passarão por análise (Foto: Kalyne Cunha)

Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (COSEMS/MA) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), inicia nesta segunda-feira, 19, a segunda fase do Inquérito Sorológico da Covid-19. Objetivo é avaliar a situação da pandemia causada pelo novo coronavírus e deliberar medidas de prevenção e assistenciais.

A secretária municipal de Saúde, Mariana Jales, avalia que, “Imperatriz é a primeira cidade a fazer uma amostragem, como um todo, nesta segunda fase do inquérito sorológico. A partir dessa prevalência, o município terá uma visão epidemiológica em que serão desenvolvidas ações e analisado o comportamento da população frente à pandemia”, conclui.

Imperatriz participará do inquérito por meio das ações dos Agentes Comunitários de Saúde que acompanharão as equipes nas abordagens aos domicílios, escolhidos mediante sorteio. A coleta será realizada por um técnico e o armazenamento por uma unidade de referência.

A secretária adjunta de Saúde do município, Doralina Marques, explica que “os servidores que participam diretamente do inquérito foram capacitados e para uma melhor identificação por parte da população, os Agentes Comunitários de Saúde estarão devidamente caracterizados e equipados. Ao ser identificado respiratório sintomático, serão orientados a procurarem as unidades de referência para Covid-19”. Na oportunidade, será desenvolvido um trabalho de educação para a população sobre a doença.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município divulgarão os resultados dos testes sorológicos diretamente na residência do cidadão, por meio da coordenação da Vigilância Epidemiológica e coordenação da Atenção Básica. O material será processado e os resultados analisados, para compor um relatório a ser publicado com acesso livre da população.

O inquérito será executado em 66 municípios do estado, distribuídos nas 19 regionais de saúde, entre 19 a 30 de outubro, onde serão testadas 5100 pessoas em todo o estado.

Saúde