Saúde

CONSCIENTIZAÇÃO

Palestra aborda segurança alimentar e higiene na adolescência

Estudantes aprenderam sobre a forma correta de lavar as mãos e alimentação balanceada

Publicado em: 08/08/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Saúde

Palestra aborda segurança alimentar e higiene na adolescência

Palestras fazem parte da rotina da Vigilância Sanitária e podem ser agendadas na Secretaria de Saúde (Foto: Patrícia Araújo)

Hábitos simples como lavar corretamente as mãos e se alimentar de forma saudável podem fazer toda a diferença e prolongar a vida. Com o intuito de conscientizar os adolescentes sobre a importância desses hábitos saudáveis, a Vigilância Sanitária levou à Escola Municipal Elisa Nunes, Bairro Santa Rita, na manhã desta quarta-feira, 08, palestra sobre higiene das mãos e segurança alimentar. Ação também faz parte da comemoração ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária e ao Dia Nacional de Saúde, ambos comemorados no último dia 5.

A equipe é composta pelas enfermeiras Rafaela Guilherme e Lorena Cardim, pela nutricionista Stefanne Jorge e pela pedagoga Valdenice Ribeiro. O clico de palestras com as profissionais já faz parte da rotina, que desenvolve em todas as escolas municipais, conforme solicitação da coordenação e agendamento na Secretaria de Saúde. Bate-papo também pode ser realizado nas instituições de ensino particular, de acordo com a demanda.

A nutricionista da equipe, Stefanne Jorge, enfatiza a importância das informações transmitidas aos alunos. “Esse público jovem e adolescente tem maus hábitos alimentares, com grande consumo de alimentos industrializados e ultra processados, então nosso intuito é impactar, mostrar que eles podem comer sim, mas de vez enquanto e não sempre, como costumam fazer. Objetivo aqui é passar de maneira lúdica que é possível se alimentar de uma maneira saudável, gostosa e barata”, destacou.

Sobre a higiene correta das mãos ela lembra que as colegas enfermeiras trataram sobre esse aspecto e esclareceram que as mãos são muito contaminadas com microrganismos, já que estão sempre em contato com diversas superfícies, em diferentes ambientes. Enfatiza que o procedimento para prevenir contaminações é lavar as mãos de forma correta e constantemente. Todas as instruções e passo a passo dessa forma correta de higiene, foram passadas aos estudantes por meio de vídeos, textos e imagens.

A estudante do 9º ano B, Clarice Alves Monteiro, 14, recebeu as informações e pretende colocá-las em prática. “Achei a palestra muito informativa e esclareceu bastante, pretendo levar comigo o que aprendi. Nos ajudou a ter mais consciência de que devemos ter mais cuidado com a alimentação e com o corpo, o que prolonga a nossa vida. E a higiene é muito importante para o bem-estar, porque a falta dela causa muitos problemas”, advertiu a adolescente.

Saúde