Saúde

PREVENÇÃO

Começa semana de testes rápidos de calazar em Imperatriz

Meta é realizar 400 exames até 1º de novembro

Publicado em: 29/10/2018 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Começa semana de testes rápidos de calazar em Imperatriz

Serão realizados 400 testes até 1º de novembro (Foto: Edmara Silva)

A partir desta segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, realiza testes rápidos para calazar na praça do Parque Anhanguera, em frente ao Complexo de Saúde, das 8h às 11h. Ação termina em 1º de novembro. Até agosto deste ano foram identificados 1871 casos da doença em cachorros.

Giselly Vieira Gomes, coordenadora da Vigilância em Saúde, explica finalidade da iniciativa. "Nosso objetivo é fortalecer ações de controle da doença, pois, quanto mais rápido diagnosticar, mais será evitado o contágio aos humanos".

Manoel Rodrigues levou sua cachorra de aproximadamente um ano para realizar o teste. "Quando adotamos um animal em casa temos que ter todo cuidado com a saúde dele e da nossa família, por isso, sempre realizo exames e acompanhamento". 

Ao todo, serão realizados 400 testes e, Gidelly Vieira explica os encaminhamentos caso o resultado dê positivo. "Informamos ao proprietário do animal a necessidade de realizar um novo exame em nosso laboratório, já que o teste rápido é uma triagem. Caso o resultado confirme a doença, esclarecemos que há tratamento ou podemos encaminhar o animal até o Centro de Zoonoses para fazer eutanásia, a escolha é do dono do cachorro".

Saúde