Saúde

PREVENÇÃO

Semus visita instituições para imunizar idosos contra gripe

Equipe já passou pela Associação Pró Idoso de Imperatriz e Espaço Vidas Florescentes

Publicado em: 30/04/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Semus visita instituições para imunizar idosos contra gripe

No sábado, 12, será realizado o Dia D, com UBS abertas, exclusivamente para aplicação da vacina (Foto: Assessoria)

Com objetivo de facilitar o acesso à vacina contra o vírus causador da influenza, a gripe, equipe da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, esteve em diversas instituições para atender público da terceira idade. A próxima instituição a receber a prevenção é a Casa do Idoso Feliz, na manhã de sexta-feira, 4. Cerca de 62 mil pessoas devem ser imunizadas em Imperatriz.

“Iniciamos as aplicações nas Unidades Básicas de Saúde desde o último dia 23, mas, sabemos das limitações dos idosos, parte dos grupos prioritários que tem direito a dose. Inclusive, alguns deles tem mobilidade reduzida, por isso, tomamos essa iniciativa para que nenhum deixe de tomar a vacina” – explicou Alair Firmiano, secretário de Saúde.

De acordo com ele, além das aplicações diárias nas UBS´s, e nas instituições que abrigam idosos, no sábado, 12, será realizada a mobilização principal, o dia D, em que as 37 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h, exclusivamente para aplicação da vacina.

Para a coordenadora do Programa Saúde do Idoso, Gardênia Noleto, a estratégia de ir às instituições “é de extrema importância imunizar os idosos nos espaços de convivência da terceira idade, em função de ser mais confortável para eles e, também, porque eles já estão naquele espaço desenvolvendo outras atividades, então é mais simples atingir o público”.

Tem direito à dose todas as pessoas dos grupos de risco para complicações da doença:

Crianças de seis meses a cinco anos; Pessoas com mais de 60 anos; Gestantes; Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; Profissionais da saúde; Professores da rede pública e particular; População indígena; Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter; Pessoas privadas de liberdade; e Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa.

A escolha desses grupos é devido eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos. Além disso, parte dessas pessoas possui contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão.

Saúde