Saúde

AÇÃO

Semus realiza Dia D de Multivacinação em Imperatriz

Foram aplicadas vacinas que combatem 18 tipos de doenças

Publicado em: 25/10/2021 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Semus realiza Dia D de Multivacinação em Imperatriz

"Fizemos o Dia D no sábado, com horário estendido, para os pais/responsáveis que não podem levar as crianças no meio da semana, mas as ações continuam", explicou o secretário de Alcemir Costa. (Foto: Maria Almeida)

A Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia D de Multivacinação em Imperatriz, para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Ação ocorreu no último sábado, 23, com objetivo de atingir uma maior cobertura vacinal deste público na cidade. 

Foram aplicadas vacinas que combatem 18 tipos de doenças. Entre elas, sarampo, poliomielite e caxumba. Segundo dados do Ministério da Saúde, no país já são mais de duas milhões de doses aplicadas durante a campanha. Em Imperatriz, este número ultrapassa quatro mil.

"Verificamos uma queda na procura por essas vacinas que fazem parte do calendário. Pandemia foi um fator que contribuiu, mas estamos vacinando normalmente e os pais devem procurar as nossas unidades. Fizemos o Dia D no sábado, com horário estendido, para os pais/responsáveis que não podem levar as crianças no meio da semana, mas as ações continuam. Então que não levou, ainda pode levar", explicou o secretário de Alcemir Costa.

Ele ressaltou ainda a importância de imunizar as crianças e adolescentes. "São doenças já erradicadas no Brasil, a exemplo da poliomielite que há mais de 30 anos não temos casos nos país. Precisamos continuar fora do mapa dessas doenças e a vacinação ainda é a forma mais efetiva para isso", pontua.

Imunização 

As vacinas  disponíveis são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).



 

Saúde