Saúde

CUIDADOS

Saiba como evitar estresse e outros problemas de saúde mental durante a pandemia

Mudanças na rotina pessoal e profissional, por conta da Covid-19, são motivos de transtornos

Publicado em: 08/06/2020 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Saiba como evitar estresse e outros problemas de saúde mental durante a pandemia

Em tempos de pandemia, os quadros de estresse tendem a ser tornar ainda mais comuns (Foto: Patrícia Araújo)

Irritabilidade, nervosismo ou desequilíbrio emocional são alguns dos sintomas apresentados por pessoas que estão passando por um alto nível de estresse. Por conta da pandemia, distanciamento social, medo e incerteza do futuro, tais sintomas se tornam mais frequentes e até mesmo doenças.

A enfermeira Alessandra Silva explica que o estresse é um conjunto de relações orgânicas e psíquicas desencadeadas pelo organismo frente a um estímulo. "Estamos passando por um momento delicado e fora do habitual, então isso acarreta uma mudança de comportamento. Quando isso acontece, o corpo entende que precisa ficar em estado de alerta para fugir ou lutar. Ou seja, os hormônios como da adrenalina, cortisol e norepinefrina acabam sendo disparados em maiores dosagens, causando um reação física". 

Alessandra esclarece ainda que o primeiro passo para que o estresse não afete a saúde é conhecê-lo, pois a partir do momento que ele ocasiona dores, sensações de tristeza e afasta pessoas por conta do nervosismo, o problema já deve ser tratado com especialista. 

"Aquilo que não conseguimos lidar emocionalmente acaba sendo descarregado no corpo, causando desde mudanças na qualidade do sono, perda ou aumento do apetite, problemas gastrointestinais, sensação de esgotamento, tensão e dor muscular, queda de cabelo, dores de cabeça, taquicardia, alergia, entre outros. Além disso, é importante falarmos de saúde mental", afirma a enfermeira. 

Dicas

Mantenha um bom sono, evitando redes sociais antes de dormir ou notícias que possam gerar estresse ou medo; 

Caso o estresse seja de terceiros, foque na sua própria ação, respirando fundo, tendo comportamentos construtivos, não se deixando levar pela emoção de outras pessoas;

Mantenha o corpo em movimento, mesmo estando em casa; 

Pratique técnicas de relaxamento, respirando fundo, tendo um momento só seu de meditação; 

Mantenha uma alimentação saudável , para que vitaminas e sais minerais, os mais consumidos pelo organismo durante a reação de estresse, sejam repostos, aumentando suas defesas;  

Se precisar, peça ajuda, ter sentimentos de desespero, raiva, frustração, tédio, é natural, porém quando isso começa a prejudicar o seu bem-estar e de outras pessoas, é aconselhável o apoio de um  profissional. 

 

 

 

Saúde