Saúde

OUTUBRO ROSA

UBS Parque Anhanguera reforça prevenção ao câncer de mama

Além de orientações sobre autoexame, participantes tiveram tarde de beleza

Publicado em: 22/10/2018 por Hidalgo Nava

Secretaria de Saúde

UBS Parque Anhanguera reforça prevenção ao câncer de mama

Além de orientações sobre autoexame, participantes tiveram tarde de beleza (Foto: Edmara Silva)

A Unidade Básica de Saúde do Parque Anhanguera recebeu, na tarde desta segunda-feira, 22, ações voltadas à campanha “Outubro Rosa”, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Imperatriz. Posto que atende também comunidade do Parque do Buriti, São Salvador e parte do Bacuri, contou com palestra de conscientização sobre a importância do autoexame preventivo do câncer de mama e tarde de beleza, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Instituto Sadala, que ofereceu cortes de cabelo e escova para as participantes.

A palestrante, dra Arielly Carvalho, explica que as orientações objetivam conscientizar as mulheres a partir dos 50 anos sobre a prevenção, por meio do autoexame. “Às vezes a mulher pensa em cuidar apenas da casa, dos filhos, marido e acaba esquecendo de si, então, essa conversa serve para estimular para que ela faça o exame e caso encontre algo diferente procurar imediatamente ajuda”, destacou.

De acordo com ela , não existe uma única causa para o câncer, pois, diversos fatores estão associados à doença, como o envelhecimento, excesso de peso, sedentarismo, histórico na família, dentre outros. Entre os sintomas detectados pelo autoexame estão os nódulos, retração da pele, alteração da cor e espessura da mama e secreção ou perda de líquido do mamilo.

“Durante todo o mês cada unidade tem realizado suas ações e, hoje é a nossa vez, portanto, temos que caprichar. Para isso, além da palestra sobre como a mulher tem que se prevenir em relação ao câncer de mama, também estamos oferecendo uma tarde de beleza”, pontuou a coordenadora da unidade Évila Cordeiro.

Elba Cristina, coordenadora do Instituto Sadala, falou sobre a importância da ação conjunta com a Prefeitura de Imperatriz. “Essa parceria é fundamental, pois, faz essa união da campanha com a real necessidade da comunidade, através dos projetos e programas sociais que mobilizam as mulheres a se cuidarem, tendo sempre mais atenção sobre elas mesmas”, ressaltou.

Raimunda Santos, 46 anos, enfatizou que nunca é cedo quando se trata de prevenção. “Eu ainda não tinha participado de uma palestra como essa, mas, gostei e aprendi bastante sobre o autoexame. Além de receber informação, vou pra casa com o visual renovado".

Saúde